Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA REIS FONSECA

DISCENTE: MARIANA REIS FONSECA
DATA: 09/10/2020
LOCAL: Google Meet (https://meet.google.com/tbt-gygc-skc)
TÍTULO: AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Currículo. Educação Ambiental. Formação docente.
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação

Esta dissertação aborda o contexto da Ambientalização Curricular (AC) nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Sergipe (UFS), tendo como objetivo geral elucidar o potencial da AC para a implementação da Educação Ambiental (EA) na formação inicial de professores(as) da instituição de ensino superior pública citada, sinalizando as possibilidades e as limitações para seu efetivo desenvolvimento. O estudo de dimensão da AC requer novos métodos de investigação e análise, nesse contexto, o presente trabalho constitui-se como uma pesquisa de cunho qualitativo, visando o processo de enfrentamento dos problemas socioambientais que permeiam a sociedade, o qual tem como instrumento de coleta de dados a análise documental e a entrevista semiestruturada. Assim, a amostra desta pesquisa é composta de gestores(as) que compõe cargos administrativos na área de ensino, pesquisa e extensão da UFS; e coordenadores(as) de cursos de licenciatura presencial, levando em consideração a inserção da dimensão ambiental nos Projetos Político de Curso (PPC) dos cursos de formação de professores(as), nos campi da UFS. A partir das informações produzidas, os dados serão analisados com base em um referencial teórico que abarca a AC na perspectiva da EA Crítica como ato político de transformação da realidade, as categorias de análise, a priori, tomam como referencial teórico as discussões acerca da: EA crítica e Currículo. Desse modo, para análise dos dados, foi adotada a técnica da Análise Textual Discursiva (ATD), inserindo, assim, uma dimensão de totalidade, cuja intenção é proporcionar maior intimidade com o problema de pesquisa, com o foco de torná-lo mais compreensível e de construir conjecturas com relação as questões socioambientais que almejem responder à pergunta da pesquisa. Sendo assim, espera-se, com esta pesquisa, contribuir para o entendimento e o aprofundamento teórico de como a AC das licenciaturas na UFS vem sendo incorporada aos diferentes saberes educacionais.

Presidente - 1048560 - ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO
Interno - 151.117.505-25 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO