Banca de DEFESA: MÁRIO JORGE OLIVEIRA SILVA

DISCENTE: MÁRIO JORGE OLIVEIRA SILVA
DATA: 24/07/2020
LOCAL: Google Meet - https://meet.google.com/psn-jrdr-kja
TÍTULO: FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NA E PARA A CRIATIVIDADE: um estudo na Universidade Federal de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professores. Criatividade. Itinerâncias. Aprendizagens.

Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as contribuições do itinerário formativo, vivenciado pelas acadêmicas de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Alberto Carvalho, com vistas à identificação das aprendizagens sobre criatividade. A formação inicial de professores representa uma possibilidade para se estimular os processos cognitivos ligados à criatividade numa perspectiva de suscitar a associação de ideias, comparação e inferências. Defendo que o fazer criativo colabora para uma prática reflexiva e desenvolve aprendizagens à luz de sentidos, semelhanças e diferenças na formação para a criatividade. Epistemologicamente, este estudo apoia-se na abordagem multirreferencial para compreender a complexidade existente na intersubjetividade, admitindo a pluralidade e a heterogeneidade de estruturas distintas do pensamento e do agir humano. Trata-se, ainda, de uma investigação qualitativa, quanto à natureza dos dados, com 35 licenciandas do sétimo período. Fundamentei-me também na metodologia da pesquisa-formação, desenvolvendo um itinerário formativo, com a carga horária de 20 horas, ao longo de um semestre letivo, que me permitiu utilizar questionário exploratório e memórias educativas como dispositivos de construção de dados. Por meio da análise interpretativa dialógica entre a empiria e a teoria, construí um mapa semântico, aplicando operações cognitivas que fizeram emergir as seguintes noções subsunçoras: compreensão do eu criativo, experiência formativa na e para a criatividade, saberesfazeres criativos. Os resultados sinalizaram que as participantes ressignificaram aproximações sobre o conceito de criatividade, refletindo as incertezas e as possibilidades de diferentes práticas nos espaços pedagógicos formais e informais. As percepções e sensações, ainda, permitiram entender que a ação criadora pode ser mobilizada, sendo relevante a promoção de valores humanos e ambiências que valorizem os processos de aprendizagemensino por olhares plurais, transcendentes à incompletude do ser. As vivências colaboraram com a (re)significação das itinerâncias formativas, valorizando as singularidades da profissão docente no campo do fazerpensarfazer em espaços e tempos dialógicos.

Externo à Instituição - DENISE DE SOUZA FLEITH
Interno - 279260 - HENRIQUE NOU SCHNEIDER