A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
News

Banca de DEFESA: SAMMELA REJANE DE JESUS ANDARDE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMMELA REJANE DE JESUS ANDARDE
DATA: 25/06/2020
HORA: 08:00
LOCAL: https://meet.jit.si/Sammela
TÍTULO: Acesso, permanência e sucesso na educação superior: relações entre a proficiência em leitura e os indicadores de fluxo
PALAVRAS-CHAVES: Proficiência em leitura e escrita. ENEM. ENADE.
PÁGINAS: 173
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO:

Apesar do aumento do número de estudantes que ingressam nas Instituições de Ensino Superior, decorrente principalmente da ampliação de políticas de acesso, o número de concluintes continua estagnado. Diversos fatores podem ser evocados para explicar a assimetria entre ingressantes e concluintes; dentre os possíveis, esta tese investiga a relação entre a proficiência em leitura do estudante universitário e o acesso, a permanência e o sucesso na educação superior. Como escopo da investigação, levamos em consideração que a partir do momento que as políticas públicas de acesso são ampliadas, tornam a democratização uma realidade e dão visibilidade ao “novo aluno” (BRITO et al. 2008). O perfil do novo estudante e todas as mudanças que sua inserção representa trazem à tona a necessidade de equiparação entre as políticas de acesso e permanência estudantil, e o papel da universidade na reparação das fragilidades deixadas pela educação básica, que pode ser observada nos resultados das avaliações que selecionam e avalidam a evolução dos alunos que concluem seus cursos de graduação. Ainda que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que avalia os estudantes que concluem o ensino médio e os seleciona para ocupar vagas na educação superior, e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia os cursos de graduação com estudantes em fase de conclusão, prevejam a formação e a avaliação do leitor proficiente em seus documentos norteadores, a realidade educacional do país denuncia a existência de muitos universitários e até graduados com baixo desempenho leitura. Aplicamos a classificação dos objetivos educacionais propostos na Taxonomia de Bloom (BLOOM et al. 1956; KRATHWOHL, et al. 2002) aos itens de leitura do Enem e do Enade para observar se a complexidade das avaliações quanto à proficiência em leitura contempla a transição entre a educação básica e a superior. Analisamos também grade curricular, indicadores de fluxo, dados do questionário dos coordenadores de curso, percepção dos estudantes sobre a prova de Formação Geral do Enade, com o objetivo de analisar o cenário de acesso, permanência e sucesso e a sua relação com a proficiência em leitura na Universidade Federal de Sergipe no último ciclo de avaliação do Enade. Identificamos a baixa oferta de disciplinas e atividades de extensão destinadas à abordagem das práticas de leitura e escrita acadêmica, além de poucas ações de permanência estudantil, enquanto a realidade exige o contrário para mudança do cenário no qual a UFS se configura como uma manutenção daquilo que é visto na maioria das instituições do país, o aumento no número de ingressos, o descompasso na projeção dos números de egressos e os índices quanto à evasão e sucesso.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG
Interno - 1838211 - HEIKE SCHMITZ
Interno - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA
Externo à Instituição - JAIRTON MENDONÇA DE JESUS
Externo à Instituição - ANDRÉA KARLA FERREIRA NUNES

Notícia cadastrada em: 25/05/2020 09:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf