Banca de QUALIFICAÇÃO: LIBNI DAVID DE SANTANA MACÊDO

DISCENTE: LIBNI DAVID DE SANTANA MACÊDO
DATA: 02/03/2020
LOCAL: Sala de aula PPGED
TÍTULO: PRÁTICAS CORPORAIS E CURRÍCULO: UMA ANÁLISE DOS ATOS DE CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS.
PALAVRAS-CHAVES: Práticas Corporais; Educação Física; Currículo; Atos de Currículo; Legitimação; Ensino Médio; Escolas Públicas; Município de Simão Dias – SE.
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

As Práticas Corporais dão vida e dinamicidade aos corpos. Ao mesmo tempo legitimam e representam os sujeitos e suas culturas. As diferentes Práticas Corporais compõem o currículo da disciplina da Educação Física escolar. Estas são representadas pelos Atos de Currículo, onde é possível verificar aquelas cujo a legitimação é latente em detrimento de outra que são postas de lado. O nosso objetivo primário é: analisar de qual forma os atos de currículo da Educação Física legitimam as práticas corporais no âmbito das escolas de Ensino Médio de Simão Dias – Sergipe. Em pesquisa anterior Macêdo et. al. (2016), ao analisar atos de currículo na Educação Física em duas escolas do Ensino Fundamental de Simão Dias – Sergipe e Paripiranga – Bahia, verificou a predominância dos esportes coletivos como práticas legitimadas como dominantes nos atos de currículo da E.F. escolar, corroborando com os resultados obtidos por Dittrich et al (2000); Rosário e Darido (2005); Impolcetto et al (2007). O currículo é a representação formal e informal das intenções políticas e pedagógicas da educação institucionalizada. Ele possui papel de destaque no processo de formação, disciplina e instrução dos sujeitos. Desta forma, a problemática desta pesquisa incide em como as práticas corporais têm servido para a construção das identidades dos sujeitos do Ensino Médio; etapa da escolarização básica que tem objetivos bem definidos, principalmente no tocante a formação para o trabalho. Questionamos qual a importância das Práticas Corporais e da E.F. neste processo, para então verificar como as práticas legitimadas pelos atos de currículo na E.F. do E.M; têm contribuído para os ideais dos currículos oficiais. A presente pesquisa trata de um estudo de caso sob a perspectiva qualitativa. Para a coleta de dados empíricos nos utilizamos dos seguintes instrumentos: entrevista semi-estruturada; análise documental; observação direta. O público-alvo é composto por professores de E.F; alunos; e planos de ensino de três escolas públicas de Ensino Médio do município de Simão Dias - SE. A compreensão das questões aqui problematizadas, irá contribuir para outras pesquisas no âmbito das práticas corporais e currículo.

Presidente - 1785040 - FABIO ZOBOLI
Interno - 1613135 - CRISTIANO MEZZAROBA
Externo à Instituição - MARCOS GARCIA NEIRA

Notícia cadastrada em: 13/02/2020 08:43