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Banca de DEFESA: SÔNIA MARIA DE AZEVEDO VIANA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SÔNIA MARIA DE AZEVEDO VIANA
DATA: 26/02/2020
HORA: 14:30
LOCAL: SALA DE AULA DO PPGED
TÍTULO: NOITES PIONEIRAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM SERGIPE: MEMÓRIAS DOS PROFESSORES FUNDADORES DO CURSO DE PEDAGOGIA NA FACULDADE PIO DÉCIMO (1976-1980).
PALAVRAS-CHAVES: Faculdade Pio Décimo. Curso de Pedagogia Noturno. Formação e Atuação Docente. Narrativas Orais e Memórias de Docentes.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

Esta tese intitulada “Noites Pioneiras da Educação Superior em Sergipe: memórias dos professores fundadores do curso de pedagogia na Faculdade Pio Décimo (1976-1980) ”, vincula-se à linha de pesquisa - História, Sociedade e Pensamento Educacional, que integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Objetivou compreender a emergência da fundação da Faculdade Pio Décimo, como instituição pioneira na oferta do primeiro curso noturno de pedagogia em Sergipe. Utilizando-se da metodologia da história oral e dos estudos que relacionam e diferenciam história e memória, o estudo se desenvolveu a partir das narrativas de memórias do seu diretor, cinco docentes e dois funcionários fundadores, destacando o modo de organização, condições e desafios postos para o funcionamento dessa primeira turma de pedagogos, no período de 1976 a 1980. O período foi determinado nos limites de início e conclusão de curso da primeira turma do curso em pauta. O problema central foi assim delineado: Como se deu na trama da fundação da FPD, a implantação do curso de Pedagogia, reconhecendo, a partir das narrativas de seus fundadores, o modo de organização e funcionamento da primeira turma; a definição da proposta curricular; a realização das práticas pedagógicas e as condições e desafios gerais para o desenvolvimento das ações de formação do pedagogo? Em relação as questões correlatas: Quais as trajetórias de vida, formação e atuação dos fundadores do curso de pedagogia da FPD? Que marcas históricas foram deixadas em suas lembranças acerca da organização pedagógica, das práticas educativas, das relações e ações desenvolvidas durante os primeiros anos de atuação no curso noturno? Que História pôde ser reconstruída da emergência do curso noturno superior em Pedagogia a partir das narrativas dos docentes e dos funcionários fundadores? Assim, defendemos a tese de que a história da vida institucional é coletiva, e não se constrói apenas como um conjunto organizado de conhecimentos acadêmicos e procedimentos burocráticos, - mais que isso, - se institui no entrelaçamento das histórias de vida, e nas memórias individuais, que guardam e atualizam o significado das experiências de formação, sempre abertas a novas interpretações e produção de sentidos, porque não se limitam à temporalidade do já vivido como passado, mas envolve a relação dinâmica passado/presente/futuro, como movimento e criação no decorrer do tempo histórico. Os resultados obtidos revelaram a importância desse processo de rememoração do passado, que oportuniza uma releitura da instituição, e dão novos sentidos aos saberes, procedimentos e práticas apreendidas no contexto das experiências compartilhadas no âmbito do curso de pedagogia, como lugar comum de atuação dos envolvidos na pesquisa, instigando novas buscas e promovendo maior compreensão sobre os processos de formação acontecidos no âmbito do ensino superior noturno em Sergipe, particularmente em uma instituição privada, constituindo-se, assim, em uma memória institucional.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Externo à Instituição - MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS
Presidente - 189.912.895-68 - MARIA NEIDE SOBRAL
Externo à Instituição - RONALDO NUNES LINHARES
Interno - 1516500 - SILVANA APARECIDA BRETAS

Notícia cadastrada em: 05/02/2020 11:45
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