Banca de DEFESA: SHEILLA SILVA DA CONCEIÇÃO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SHEILLA SILVA DA CONCEIÇÃO
DATA: 18/02/2020
LOCAL: Sala de Seminário do DECOMP
TÍTULO: SSC: UM DISPOSITIVO PARA ENSINO HÍBRIDO MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA CIBERCULTURA.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Híbrido. Ensino-aprendizagem. Metodologias Híbridas. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Cibercultura.

Esta tese apresenta como objetivo geral desenvolver um dispositivo para ensino híbrido mediado pelas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC). Para atingir este objetivo, elegeu-se os seguintes objetivos específicos: compreender o ensino híbrido em ambientes educativos multimodais por meio das experiências existentes; experienciar o dispositivo SSC no ensino fundamental dos anos finais para refletir sobre sua validação em processos híbridos de ensino-aprendizagem mediado pelas TDIC; analisar o processo de construção de conhecimento por meio do dispositivo SSC. O processo de desenvolvimento da tese constituiu-se da elaboração de uma fundamentação teórica sobre aprendizagem, mediação, metodologias híbridas e ensino híbrido na cibercultura, mediado pelas tecnologias digitais, a fim de que desse suporte à construção do dispositivo para ensino híbrido SSC e à análise da sua utilização por meio do método da Análise Textual Discursiva, sob a égide da pesquisa participante com base no princípio teórico teórico-metodológico da pesquisa-ação-intervenção. O processo de investigação fundou-se no seguinte problema: como articular o ensino híbrido aos processos de aprendizagem considerando as novas formas de acesso à informação, à comunicação, à interação, à colaboração, à cooperação, e os novos estilos de raciocínio e de conhecimento? Os sujeitos participantes da pesquisa foram alunos e professores de duas escolas da rede pública de ensino municipal em Aracaju/SE e São Leopoldo/RS. As análises confirmaram a articulação do ensino híbrido com os processos de aprendizagem, o que favoreceu a construção do conhecimento colaborativo, ao passo que provocou rupturas na prática pedagógica dos professores. Da análise textual discursiva dos processos de aprendizagem e das falas dos professores e alunos envolvidos na pesquisa, pode-se extrair as seguintes categorias. Dos professores: formação, interação, motivação, tecnologias, ensino híbrido e prática pedagógica do professor. Dos alunos: tecnologias, interação, relações interpessoais e prática pedagógica colaborativa. Portanto, a tese de que as práticas pedagógicas atuais dos professores inibem a aprendizagem colaborativa e a mediação no processo de ensino-aprendizagem pelas tecnologias digitais foi comprovada, ao passo que a utilização do dispositivo de ensino híbrido SSC pode vir ao encontro da solução para esse problema.

Externo à Instituição - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Presidente - 279260 - HENRIQUE NOU SCHNEIDER
Externo ao Programa - 1575568 - JOSE MARIO ALELUIA OLIVEIRA
Interno - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO