Banca de DEFESA: LINDINEY REIS VIANA

DISCENTE: LINDINEY REIS VIANA
DATA: 28/02/2020
LOCAL: SALA DE ESTUDO III - ANTIGO NEPHEN
TÍTULO: DO CAVALETE AO COMPUTADOR: USO DO SOFTWARE KOLOURPAINT PARA APRENDIZAGEM EM AULA DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL.
PALAVRAS-CHAVES: ENSINO DE ARTE. SOFTWARE KOLOURPAINT. TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. ENSINO FUNDAMENTAL.

Esta pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS), teve como objetivo compreender as aprendizagens dos alunos nos anos finais do ensino fundamental por meio do software kolourPaint no ambiente escolar. Fundamentado nos pressupostos da educação com o uso de Tecnologias Digitais de Educação e Comunicação (TDIC) e sua relação com o ensino de Arte, esse estudo aborda temas e questões ligadas às formas de representação, principalmente as maneiras de aprender em artes visuais, através do meio digital. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como procedimentos técnicos, a pesquisa de campo com uso de observação simples. Com a finalidade de alcançar o objetivo apresentado, o instrumento utilizado para coleta de dados foram aulas de Arte com atividade de desenho/pintura, utilizando o software kolourPaint em laboratório de informática, numa turma de nono ano, em uma escola da rede municipal de ensino, localizada em Aracaju/Sergipe. Os dados foram interpretados de acordo com as técnicas da análise de conteúdo, conforme categorização de Bardin (2011). Enfatiza-se como resultados: a indispensabilidade do professor em conhecer as habilidades adquiridas pelos alunos em atividades dentro e fora da escola, para melhor utilizar os diferentes recursos para mediar conteúdos na disciplina Arte; os alunos apropriaram-se do software e ressignificaram aprendizagens; o software KolourPaint apresenta recursos técnicos, podendo ser utilizado principalmente para aprender e compreender diversas linguagens das artes visuais e desenvolver habilidades artísticas, explorarando possibilidades de criatividade, entre outros. Com esse estudo, foi possível identificar benefícios do software KolourPaint para trabalhar conteúdos do currículo de Arte no ensino fundamental e compreender como programas de desenho/pintura podem contribuir para o processo de aprendizagem e de criação artística de alunos na educação básica.

Externo à Instituição - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Presidente - 1613135 - CRISTIANO MEZZAROBA