Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIZABETE FARIAS LIMA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIZABETE FARIAS LIMA SILVA
DATA: 18/12/2019
LOCAL: A definir
TÍTULO: PRÁTICAS DO CUIDADO AOS ENFERMOS EM SERGIPE E A CRIAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFS: UMA TRAJETÓRIA HISTÓRICA (1923-1975)
PALAVRAS-CHAVES: Educação. História da Enfermagem. Universidade Federal de Sergipe.

O presente estudo traz como temática o cuidado aos enfermos e o advento do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe (UFS), cujo objeto versa na trajetória histórica entre as práticas do cuidado aos enfermos em Sergipe e a criação do Curso de Graduação em Enfermagem, um recorte entre 1923 a 1975. Períodos compreendidos entre a constituição da Escola Nacional de Saúde Pública e a criação do Curso de graduação em Enfermagem da UFS, respectivamente. Trata-se de um estudo de natureza histórico-social, com abordagem qualitativa, balizada na história cultural, cujas fontes serão: documentos, atas, iconografia e demais escritos físicos e eletrônicos responsáveis pela composição e preservação da história das práticas de cuidado e a criação do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Sergipe, atentando para o diálogo constante entre o autor e outros pormenores, a saber: ausência de documentos, contexto social, econômico e político local e nacional. Os possíveis vazios e lacunas emergidas no espaço temporal, serão atendidas através da história oral dos atores sociais que contribuíram e/ ou presenciaram os fenômenos sociais ocorridos na trajetória histórica proposta no referido estudo. No processo de análise dos dados coletados, subsidiaremos a discussão a partir dos conceitos firmados pelo sociólogo francês, Pierre Bourdieu, balizados na teoria das estruturas sociais, a partir de conceitos-chave, a saber: habitus, campo, sistemas simbólicos ou culturais. Consoante ao exposto, na discussão acerca das práticas de cuidado aos enfermos, o aprimoramento dessas práticas e o processo de profissionalização da enfermagem que consolida-se com a criação do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe, aflora uma pauta inesgotável à pesquisa, justificada por publicações, ainda tímidas, no tocante a compreensão e entendimento dos acontecimentos, contextualização sociopolítica e enfrentamentos travados por personagens comprometidos por promover a enfermagem moderna por todo o território sergipano. E sob esta lente, o presente estudo repousa.

Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Presidente - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA