Banca de DEFESA: MÔNICA ANDRADE MODESTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÔNICA ANDRADE MODESTO
DATA: 16/08/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DID II
TÍTULO: PELA ESTRADA SE VAI COM ANSEIOS NO PEITO E PÉS NO CHÃO: POR ENTRE QUERERES E FAZERES DA (TRANS)FORMAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
PALAVRAS-CHAVES: Anos Iniciais. Currículo. Educação do Campo. Formação Ambiental.

Esta pesquisa busca compreender as proposições relacionadas à formação ambiental presentes na formação de sujeitos matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas situadas na zona rural de Simão Dias-SE. O alcance do objetivo foi norteado pela seguinte questão: Como a escola contribui para a formação ambiental dos sujeitos do campo? Esse problema é decorrente da necessidade de aprofundamento dos estudos sobre a educação do campo enquanto dimensão educacional e a educação ofertada campo, que vem sendo cada vez mais invisibilizada por propostas curriculares e pedagógicas subjugadas aos interesses do sistema capitalista e, enquanto dimensão educacional, é contributa para a formação ambiental de sujeitos do campo. Nessa direção, a pesquisa está ancorada em aportes teóricos da Educação Crítica e em procedimentos metodológicos que oportunizaram a percepção da situação relacionada processo formativo de crianças matriculadas nos anos iniciais ofertados nas escolas localizadas na zona rural jurisdicionadas à Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Simão Dias-SE, tendo como foco a formação ambiental. A fim de atender a essa proposição, optou-se pela abordagem qualitativa da pesquisa que possibilita a análise interpretativa dos dados que, por sua vez, foram produzidos por meio de análise documental, tomando o Referencial Curricular do Estado de Sergipe, a Base Nacional Comum Curricular e os livros didáticos adotados pela rede municipal de ensino como fontes; de aplicação de questionários a diretores, coordenadores e professores das 20 escolas que compuseram a amostra da pesquisa e de realização de entrevistas semiestruturadas com os professores efetivos inscritos na amostra. Os dados foram analisados à luz da Análise do Discurso pecheautiana e apontaram a predominância de uma formação ambiental norteada pela concepção ingênua da educação, reverberada, por sua vez, nas concepções relativas à educação do campo e à educação ambiental e por ações pedagógicas simplistas no tocante ao objeto da pesquisa, mas que, em certa medida, apresentam potencialidades para a promoção de formação ambiental no locus investigado. Ao final, são elencadas possibilidades para o desenvolvimento de práxis pedagógicas direcionadas para a formação docente na perspectiva da formação ambiental, haja vista o fato de que o déficit formativo dos sujeitos pesquisados foi o aspecto que apresentou maior fragilidade e maior interferência nos resultados identificados. À vista disso, com esse estudo, espera-se contribuir para as searas da educação do campo e da educação ambiental, suscitando reflexões teóricas acerca dos seus pressupostos e novos problemas de pesquisa, bem como para a melhoria do processo formativo ofertado para crianças do campo no estado de Sergipe e no município de Simão Dias.

Interno - 1048560 - ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO
Externo à Instituição - MARCOS ANTONIO LEANDRO BARZANO