A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
News

Banca de QUALIFICAÇÃO: HERMESON ALVES DE MENEZES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HERMESON ALVES DE MENEZES
DATA: 27/05/2019
HORA: 14:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: O ENSINO DE HISTÓRIA NA LEGISLAÇÃO DO IMPÉRIO BRASILEIRO (1822-1888)
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História. História conceitual. Estado Nacional. Brasil Império.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa se propõe a analisar as representações sobre o ensino de história pelo governo imperial brasileiro em suas instâncias nacional e provincial. Busca examinar os significados atribuídos às expressões "história" e "ensino de história", bem como o lugar do ensino de história na produção de dispositivos legais referentes à educação escolar e superior no período 1822-1888, a partir dos discurso dos legisladores apresentados nas sessões da Câmara e do Senado, dos ministros dos Negócios e dos deputados provinciais e dos presidentes de Província do Império do Brasil. Para realizar a análise, utilizamos referenciais da História Conceitual e dos estudos sobre Contexto Linguístico, os quais permitem explorar os diversos significados, tipificações e usos dos conceitos. As fontes utilizadas são discursos das sessões da Câmara e do Senado, os relatórios da Repartição dos Negócios do Império, e os relatórios dos presidentes de Províncias, entre os anos de 1822 e 1888. A análise das fontes possibilita a crítica ao discurso sobre a influência direta da produção historiográfica do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - IHGB no ensino de história do período, bem como a defesa de que o locus de ação governamental para o ensino de história é majoritariamente as províncias e não o governo central.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 8426714 - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
Interno - 2332689 - DILTON CANDIDO SANTOS MAYNARD
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Externo ao Programa - 2542464 - FÁBIO ALVES DOS SANTOS

Notícia cadastrada em: 17/05/2019 07:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf