Banca de DEFESA: JÂNIO NUNES DOS SANTOS

DISCENTE: JÂNIO NUNES DOS SANTOS
DATA: 27/02/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
TÍTULO: O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NA FEITURA DE SI E DO OUTRO: MEMÓRIAS DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EGRESSOS DO PNAIC
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização. Gêneros textuais. Letramento. PNAIC.
ÁREA: Educação

Este trabalho consiste numa reflexão sobre as contribuições promovidas pelo “PactoNacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na prática de professorasalfabetizadoras, a partir do trabalho com gêneros textuais no processo de alfabetizarletrando ou letramundiando durante suas experiências no (PNAIC). Para isso, analisa osfalares em narrativas de os professores alfabetizadores, a partir de suas memóriasdecorrentes de anos de experiências no PNAIC, especificamente no campo de LínguaPortuguesa, no trato com gêneros textuais atrelados ao processo de alfabetização eletramento. Nesse cenário, atenta-se para o engendramento da leitura e da escrita nociclo de alfabetização com às práticas sociais. Constitui-se uma pesquisa de naturezaquali-narrativa, que se vale do método que privilegia a narratividade por meio deentrevistas narrativas. Para tanto, foram eleitos como participantes deste caminharcinco professoras de uma escola pública localizada na cidade de Igaci, agreste alagoano.Trabalha os conceitos de gênero textual, alfabetização e letramento a partir de autorescomo Freire, Ferreiro, Soares, Romão, Marcuschi, Bezerra, Barbosa e Rovai dentreoutros. E toca na questão formativa do professor alfabetizador no Brasil na esteira dospostulados de Saviani e Villela para discutir o programa de formação continuada aquiestudado (PNAIC). Tem como marco teórico para a trilha metodológica: Jovchelovitche Baue, Scholze, além de Motta que fundamenta a escolha de análise dos dadoscoletados, bem como as respostas neles imiscuídas.

Externo ao Programa - 426219 - ANTONIO PONCIANO BEZERRA
Presidente - 1698733 - ELIANA SAMPAIO ROMAO
Externo ao Programa - 1108628 - ISA REGINA SANTOS DOS ANJOS
Externo à Instituição - RITA DE CÁSSIA AMORIM BARROSO