Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA LUIZA ARAÚJO PORTO
DATA: 26/02/2019
HORA: 09:00
LOCAL: São Cristóvão
TÍTULO: LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA:UMA HISTÓRIA COMPARADA BRASIL E CUBA (2013-2015)
PALAVRAS-CHAVES: Livros Didáticos. Escrita Didática. Ensino Médio. Conceitos Históricos.
PÁGINAS: 179
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Esta tese realiza uma investigação com os livros didáticos de História utilizados na modalidade de ensino de nível médio de escolas públicas. Ela se situa teórica e metodologicamente nos marcos da História Comparada a partir do estabelecimento de comparação entre a escrita didática da História no Brasil e em Cuba no que tange à construção dos conceitos históricos. A comparação se deu entre as dezenove coleções brasileiras do PNLD 2015 e a coleção cubana que estava em uso no ano de 2015. A justificativa para a comparação entre Brasil e Cuba se fez necessária a partir da relação que o Brasil vem desempenhado na América Latina nas últimas duas décadas. Da História Comparada nos utilizamos das contribuições fundacionais de Marc Bloch, quando este defende a Comparação como estratégia metodológica para perceber semelhanças e diferenças entre realidades nacionais distintas. Nesse sentido, as aproximações entre Brasil e Cuba se dão no fato de que ambos foram colônias de países europeus, utilizaram mão-de-obra escrava e foram os últimos países do continente a abolir a escravidão. Os afastamentos entre os dois países se dão nas diferenças entre os regimes políticos vivenciados atualmente. Nos apropriamos das contribuições teóricas de Peter Lee e Hillary Cooper para ler nossas fontes, associando a nomenclatura cunhada pelos dois autores acerca do que seriam os conceitos históricos que se subdividem em conceitos substantivos e conceitos meta-históricos. Esta tese se compõe de cinco partes: uma introdução, três capítulos e as considerações finais. No primeiro capítulo caracterizamos o livro didático brasileiro e as políticas públicas que o envolvem, como também inventariamos as pesquisas sobre livros didáticos de História no Brasil. No segundo capítulo caracterizamos o livro didático cubano e a educação cubana, dando destaque para a escola pré-universitária. O terceiro capítulo seguiu com a análise e a comparação dos conteúdos conceituais substantivos e meta-históricos nos livros didáticos de História. Foram analisados quatro conceitos históricos: três conceitos substantivos e um conceito meta-histórico. Analisamos os seguintes conceitos substantivos: a Revolução Russa de 1917; a Revolução Cubana de 1959; e a América Latina no Tempo Presente. O conceito meta-histórico que foi analisado refere-se às fontes e documentos históricos. A partir da análise empreendida, construímos a História Comparada da escrita didática da História no Brasil e em Cuba. Concluímos que, enquanto o Brasil convive com uma diversidade de análises históricas na escrita didática, em Cuba essa pluralidade não é possível. O que pode ser explicado pelo fato de que em Cuba a disciplina História se situa como uma das estratégias de formação num país que tem seu processo histórico marcado nas lutas por independência e soberania política.