Banca de DEFESA: FÁTIMA BEZERRA NEGROMONTE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FÁTIMA BEZERRA NEGROMONTE
DATA: 26/02/2019
LOCAL: DIDÁTICA VI SALA 02
TÍTULO: MANOEL BOMFIM E A EDUCAÇÃO: INTERFACES DISCURSIVAS ENTRE A PEDAGOGIA E PSICOLOGIA (1905-1917)
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Interfaces Discursivas. Manoel Bomfim. Pedagogia. Psicologia.

O sergipano Manoel Bomfim (1868-1932) é, hoje, considerado um dos maiores intérpretes doBrasil. Médico de formação, escritor, educador, psicólogo, e político, ele ocupou cargos derelevância na área da educação no Rio de Janeiro. Estudou Psicologia na França em 1902,onde foi orientado por Alfred Binet e George Dumas. Instalou, em 1906, o primeirolaboratório de psicologia do Brasil e publicou livros fundamentados nas suas experiênciasempíricas. Bomfim tornou-se um dos pioneiros a convergir trabalhos em Pedagogia ePsicologia no Brasil, temas ainda pouco estudados. Nessa perspectiva, esta tese teve comoquestão central: quais as interfaces entre a Pedagogia e a Psicologia nos discursos doeducador Manoel Bomfim? Também foram indagações correlatas: quem foi o intelectualManoel Bomfim e quais lugares institucionais ele ocupou? Qual a função-autor assumida porManoel Bomfim nos seus discursos pedagógicos? Quais enunciados ele produziu sobre aPedagogia e a Psicologia? Tendo como referência essas questões, o objetivo central dapesquisa foi analisar as interfaces discursivas de Manoel Bomfim na Pedagogia e naPsicologia. Já os objetivos específicos foram: esboçar um perfil de Manoel Bomfim e doslugares institucionais os quais atuou; identificar a função-autor assumida por Manoel Bomfimnos seus discursos pedagógicos; descrever os enunciados discursivos do autor sergipano sobreas interfaces discursivas entre a pedagogia e a psicologia. Os enunciados discursivos foramextraídos, principalmente, dos livros Lições de Pedagogia (1915) e Noções de Psychologia ede dois discursos proferidos pelo autor: o primeiro, intitulado O respeito à criança (1906); osegundo, A Pessoa Moral da Criança (Direito da Criança ser Educada) (1922), dialogandocom outras obras do autor. Optei como procedimentos metodológicos dessa pesquisa, autilização do método arqueológico foucaultiano de análise do discurso (FOUCAULT, 2005,2009, 2012). A pesquisa apontou que suas experiências intelectuais e profissionaispossibilitaram-lhe construir discursos educacionais relacionados com princípios da psicologia.As proposituras pedagógicas do autor eram, majoritariamente, vinculadas à EscolaFuncionalista, cujo alicerce era a teoria evolucionista de Charles Darwin (1809-1882). Seusenunciados apontavam a necessidade de práticas pedagógicas em uma perspectivademocrática, transformadora e humanista no intuito de levar o país a ansiada civilização.

Externo ao Programa - 2527690 - CLAUDEFRANKLIN MONTEIRO SANTOS
Interno - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA