Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO COSTA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RICARDO COSTA DOS SANTOS
DATA: 19/03/2019
LOCAL: SALA DE AULA - NEPHEN
TÍTULO: O ENSINO DE FRANCÊS NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (1960–2013)
PALAVRAS-CHAVES: Colégio de Aplicação. Cultura Escolar. Disciplina Escolar.

Este trabalho tem como o objetivo estudar o ensino da Língua Francesa no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe, do ano de 1960 aos anos 2013. Busca-se entender como a língua francesa foi ensinada ao longo dos anos e qual sua relevância como disciplina escolar. O marco temporal se justifica pelo fato de 1960 a escola ter iniciado suas atividades, e o francês foi a primeira língua estrangeira moderna a fazer parte do Curso Ginasial do então Ginásio de Aplicação. Não obstante, em 2013, a aprovação do concurso para professor efetivo de língua francesa do CODAP pôs fim à discussão sobre a manutenção do idioma, inaugurando um novo capítulo, consolidando o Colégio de Aplicação como a única instituição de ensino básico do estado de Sergipe a preservar o francês enquanto disciplina escolar. A pesquisa está alicerçada no conceito de Cultura Escolar, de acordo com Margarida Felgueiras (2010), bem como na ideia de Disciplina Escolar de Chervel (1988). Igualmente, utiliza-se a História Oral Temática, conceituada por Meihy (2017). Atualmente, a pesquisa se encontra na fase de coleta de dados e realização de entrevistas, além da leitura de teóricos que abordam a temática em questão. Utilizamos algumas fontes como as Atas de Resultados Finais e Parciais, Ata de Reunião, fotografias etc. Esses documentos foram coletados no Arquivo Central da Universidade Federal de Sergipe, Arquivo do Colégio, Centro de Memória e Documentação do Colégio de Aplicação/CEMDAP e Arquivo da Aliança Francesa de Aracaju.

Presidente - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Interno - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL
Interno - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA
Externo ao Programa - 2522010 - ELAINE MARIA SANTOS