Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA EDNA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA EDNA SANTOS
DATA: 28/02/2019
LOCAL: SALA DE AULA - NEPHEN
TÍTULO: “Exames Geraes de Preparatórios”: movimento e aplicabilidade em Sergipe (1873-1932)
PALAVRAS-CHAVES: Atheneu Sergipense. Ensino Secundário. Ensino Superior. Exames Gerais de Preparatórios. Sergipe.
ÁREA: Educação

O objeto de investigação desta tese são os exames gerais de preparatórios em Sergipe. A pesquisa possui a finalidade de analisar o movimento e aplicabilidade destes exames e a sua contribuição para a formação dos seus candidatos e sociedade intelectual envolvida neste processo entre os anos de 1873 a 1932. O marco temporal se justifica de o ano inicial (1873) da implantação dos exames de preparatórios em Sergipe, por meio do Decreto nº 5429 de 2 de outubro de 1873, tendo como lócus o Atheneu Sergipense por ter sido a primeira instituição pública sergipana a aplicar os exames durante o período em questão. O ano final corresponde ao Decreto de nº 18.890, de 18 de abril de 1931 e instituído em 1932. Este Decreto refere-se à Reforma Francisco Campos, que suprimiu o regime dos preparatórios no Brasil, dando lugar aos exames vestibulares. O estudo se caracteriza como histórico e as fontes escolhidas são diversas: os próprios exames de preparatórios, livros de inscrição, livros de registro, correspondências recebidas e expedidas, atas da Congregação do Atheneu Sergipense, atas dos exames, relatórios, ofícios, leis, regulamentos, decretos e jornais. A documentação levantada foi localizada nos seguintes acervos: Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense (CEMAS), Biblioteca Pública do Estado de Sergipe (BPED) e no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE). Contudo, os fundamentos teórico-metodológicos que embasam esta pesquisa estão pautados nos conceitos de Cultura Escolar (Felgueiras, 2010), Disciplinas Escolares (Chervel, 1990), Intelectuais (Sirinelli, 1996; 1998), e Apropriação (Chartier, 2003; 2002; 1990). Desta forma, buscarei defender a tese de que os exames gerais de preparatórios eram uma expressão do ensino secundário durante o Império brasileiro e primeiras décadas da República, e que, ofertados e aplicados no Atheneu Sergipense, atendiam às exigências impostas pelos centros de ensino superior, o que aumentava a procura dos candidatos em realizarem as disciplinas na instituição, sem ao menos concluírem o ensino regular.

Externo ao Programa - 3483421 - ANA MARCIA BARBOSA DOS SANTOS SANTANA
Presidente - 336.439.035-53 - EVA MARIA SIQUEIRA ALVES
Interno - 1088492 - LUIZ EDUARDO MENESES DE OLIVEIRA

Notícia cadastrada em: 30/01/2019 14:29