A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
News

Banca de DEFESA: EMILY MAISE FEITOSA ARAGÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMILY MAISE FEITOSA ARAGÃO
DATA: 28/02/2019
HORA: 14:00
LOCAL: DID 06 SALA 04
TÍTULO: O protagonismo social da criança em ações interativas com parceiros de idade e professora no contexto da Educação Infantil
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil. Relações sociais. Protagonismo da criança.
PÁGINAS: 116
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

As relações sociais entre as crianças, seus companheiros de idade ea professora representam um contexto promissor de observação e análise dosmodos de ser da criança frente ao que é socialmente instituído no cotidianoescolar. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo centralcompreender os modos de protagonismo da criança expressos em meio àsrelações sociais estabelecidas com os pares de idade e com a professora nocontexto da Educação Infantil. Buscamos refletir sobre o protagonismo socialde dezesseis crianças, com idades entre quatro e cinco anos, em meio àspráticas pedagógicas de uma instituição municipal de Educação Infantil dacidade de Aracaju/SE. A pesquisa está configurada em uma abordagemqualitativa, de cunho exploratório e descritivo, com dados produzidos a partir depremissas da etnografia, aportes da Sociologia da Infância e atuais DiretrizesCurriculares Nacionais para a Educação Infantil. Os dados foram produzidospartir da observação participante, organizados em sequências interativasdenominadas de episódios, os quais foram selecionados, descritos eanalisados em articulação com o referencial teórico eleito. Os resultados doestudo evidenciam que as crianças são socialmente competentes, capazes departicipar com criticidade e autonomia dos eventos interativos e situações quelhes dizem respeito. Os achados delineiam reflexões sobre a importância de asações sociais das crianças serem reconhecidas e valorizadas no contexto daEducação Infantil, sendo um meio propulsor para o desenvolvimento daautonomia que a criança conquista em suas experiências.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1048560 - ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO
Presidente - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO
Externo à Instituição - MILENA CRISTINA ARAGÃO RIBEIRO DE SOUZA
Externo ao Programa - 1619349 - TACYANA KARLA GOMES RAMOS

Notícia cadastrada em: 30/01/2019 08:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10