Banca de DEFESA: CARLOS MENEZES DE SOUZA JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS MENEZES DE SOUZA JÚNIOR
DATA: 24/01/2019
LOCAL: São Cristóvão
TÍTULO: HISTÓRIA E MEMÓRIA: LICENCIATURA EM HISTÓRIA A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (2005-2014)
PALAVRAS-CHAVES: Modalidade educativa a distância. História. Memória. Percurso formativo. Qualidade social.
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

O presente estudo analisa, do ponto de vista histórico, a trajetória do curso de licenciatura em História na modalidade educativa a distância (Ead) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), principalmente por meio das narrativas orais dos sujeitos envolvidos, com foco nos valores, nos discursos e nas práticas pedagógicas construídas com e entre eles no decorrer de nove anos de seu funcionamento, desde a sua criação (2005). Além das fontes orais foram utilizadas leis, relatórios, resoluções, projetos pedagógicos do curso, convênios, dentre outros documentos coletados no Centro de Educação a Distância (CESAD) e em sites oficiais. Do ponto de vista metodológico, foram usados os pressupostos da história oral como técnica. Foram recolhidas narrativas, por meio de 14 entrevistas agendadas, transcritas e processadas, de egressos, gestores e professores tutores envolvidos com a formação. A criação da licenciatura em História na Ead da UFS ocorreu a partir dos pressupostos e elementos curriculares dos cursos presenciais desta mesma instituição, desconsiderou, portanto, as diferenças entre as duas modalidades educativas e provocou inúmeros desafios. De todos os pontos levantados pelas narrativas destacaram-se: a modalidade em si, a condução séria com que se moveu o processo educativo, o bom material didático elaborado e exigido, além das características peculiares das pessoas envolvidas com o curso de História. Das fragilidades, ficaram as marcas da fase de implantação, inclusive com o processo de avaliação e o sistema de comunicação falho e deficiente. Foram constatações mais significativas deste trabalho: esta licenciatura contribuiu com a formação técnica e cognitiva dos seus licenciados, mas deixou algumas lacunas no tocante à formação profissional dos mesmos. Formou, porém, professores reflexivos, capazes de avançar naquilo que deixou faltar a sua formação acadêmica. Os licenciados, frutos da formação em História na modalidade educativa a distância da UFS, evoluíram enquanto humanos e profissionais capazes de se utilizarem da sua atuação docente para transformarem as vidas de outros também por meio da Educação. Mudaram a forma como enxergavam o mundo, de lidarem com o diverso, melhoraram sua qualidade de vida. A tese deste trabalho vem no sentido de que, no que tange à formação dos sujeitos envolvidos com este estudo, o curso de licenciatura em História na referida modalidade, apesar dos desafios enfrentados durante o percurso de formação, conseguiu preparar bem os seus licenciados, afetou positivamente as suas vidas, nos diversos aspectos: pessoais, profissionais, sociais e econômicos.

Presidente - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL
Interno - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Interno - 1698733 - ELIANA SAMPAIO ROMAO
Externo à Instituição - SÔNIA PINTO DE ALBUQUERQUE MELO