Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCINEIDE ALVES DE OLIVEIRA

DISCENTE: LUCINEIDE ALVES DE OLIVEIRA
DATA: 13/09/2018
LOCAL: A definir
TÍTULO: A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: CURRÍCULO. FORMAÇÃO DOCENTE. INCLUSÃO. PEDAGOGIA. UNIVERSIDADE.

Esta pesquisa objetivou investigar de que maneira a formação de professores na perspectiva da educação inclusiva tem sido contemplada nos cursos de Pedagogia na Universidade Federal de Sergipe (UFS) nos dois (02) campi: São Cristóvão e Itabaiana por meio da análise do Projeto Pedagógico do Curso, da matriz curricular e das ementas dos componentes curriculares nesse curso. Para tanto, nos propusemos a identificar como (e se) os aspectos da educação inclusiva estão sendo contemplados nos princípios que norteiam o Projeto Pedagógico dos Cursos de Pedagogia na Universidade Federal de Sergipe; identificar no currículo dos cursos de Pedagogia desta Universidade, os componentes curriculares que possibilitam o estudo da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, por meio da análise das ementas e identificar nas ementas dos componentes obrigatórios e optativos conteúdos que possibilitem ao futuro professor no decorrer do curso de Pedagogia a formação para a educação inclusiva. De natureza qualitativa, a investigação teve como referência a análise documental e estudo de caso. Os documentos analisados foram o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia do Campus de São Cristóvão e Itabaiana, a estrutura curricular e ementas dos componentes curriculares do curso, bem como dispositivos legais. A pesquisa do tipo Estudo de Caso, por debruçar-se especificamente na análise do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe, do Campus de São Cristóvão e Itabaiana, o que implica compreender o objeto nas suas especificidades, mesmo contendo elementos amplos acerca da formação de professores. Para tanto, os dados foram examinados através da análise de conteúdo. O referencial teórico partiu das temáticas acerca de formação de professores, currículo e inclusão de autores como Tardif, Libâneo, Arroyo, Severino, Demo, Sacristán, Vasconcelos e marcos legais pertinentes ao assunto. A relevância desse estudo situa-se no fato de ser um tema que suscita reflexão no arcabouço educacional da instituição, para edificação de um curso de Pedagogia que possa efetivamente formar um professor para a realidade de uma escola inclusiva. Os resultados indicaram que a universidade, lócus da formação inicial docente precisa se antecipar à realidade, dando uma resposta frente aos problemas da contemporaneidade, bem como preparando melhor os futuros professores e pesquisadores para a realidade escolar no contexto da inclusão.

Interno - 1698733 - ELIANA SAMPAIO ROMAO
Externo ao Programa - 1108628 - ISA REGINA SANTOS DOS ANJOS