Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉIA BISPO DOS SANTOS

DISCENTE: ANDRÉIA BISPO DOS SANTOS
DATA: 27/08/2018
LOCAL: DIDÁTICA V, SALA 13
TÍTULO: Arquivo Central da Universidade Federal de Sergipe: guardião de memórias - ( 1998-2018).
PALAVRAS-CHAVES: Arquivo Central da UFS. Documentos. Memória. Universidade Federal de Sergipe.

A dissertação tem como objetivo historiar a criação e funcionamento, além de analisar a contribuição educativa, entre os anos de 1998 a 2018. Situado na Universidade Federal de Sergipe, no Campus de São Cristóvão, sua criação teve início em 1997 e foi inaugurado em 17 de dezembro de 1998, ano em que a UFS comemorou 30 anos de implantação. O AC/UFS teve como idealizadores o, então Vice-Reitor Josué Modesto Passos Subrinho, os professores Itamar Freitas de Oliveira, Terezinha Alves de Oliva, Verônica Maria Meneses Nunes, Lenalda Andrade Santos e a arquivista Zenilde de Jesus Silva membros da Comissão 30 anos/UFS - na Subcomissão Arquivo e Memória que perceberam a necessidade de criar um local apropriado e que garantisse guardar a memória documental da UFS. A luta pela criação da instituição que guardaria e preservaria os documentos produzidos pela Universidade Federal de Sergipe foi iniciada no ano de 1993, mas ganhou força no ano de 1995, ano que marcou o encerramento das atividades de microfilmagem, uma vez que o prédio foi construído para essa finalidade, porém com a decadência dessa atividade, se pensou em utilizar este espaço para a guarda dos documentos proveniente da instituição. Portanto, o recorte cronológico desse estudo tem como primeiro marco inicial no ano de 1998, que diz respeito a sua criação e o ano que se comemorará os 20 anos de sua implementação, na ocasião também estará sendo comemorado os 50 anos da UFS. Utilizamos os procedimentos documental, bibliográfico e de campo, além da metodologia da história oral. Neste estudo trabalharemos com autores que darão embasamento epistemológico no que tange os conceitos de memória, arquivo institucional, história oral, documento e representação. Nos utilizamos da História Cultural, o aporte teórico para compreender o passado desconhecido. Os locais que utilizamos para coletas foram sites como: Banco de Teses e Dissertações da Capes, página virtual do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, Scielo, além dos locais físicos como: Arquivo Central da UFS, Biblioteca Central da UFS e Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Quanto a abordagem de cunho qualitativo. Tendo como referenciais teóricos: Belloto (2006 ), Bacellar ( 2011), Le Goff (2003), Alberti (2011), Pesavento(2005), Fávero (1980 ) e Sirinelli (1996). Contudo, concluímos que a pesquisa se encontra em processo de gestação, dados nos mostram que o Arquivo Central tem sido um local utilizado por pesquisadores em busca de documentos que possa auxiliá-los na construção e conclusão de trabalhos acadêmicos. Por fim, cabe salientar que o processo de implementação do AC/UFS, não foi apenas de cunho administrativo, mas histórico, ou seja, se pensando na preservação da memória documental da Universidade Federal de Sergipe.

Presidente - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Externo à Instituição - PATRICIA DE SOUSA NUNES SILVA
Externo à Instituição - RAFAEL PINHEIRO DE ARAÚJO