Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISLENE GOIS SANTOS

DISCENTE: CRISLENE GOIS SANTOS
DATA: 27/08/2018
LOCAL: A definir
TÍTULO: A RELAÇÃO ENTRE O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) E A APRENDIZAGEM NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: TDAH; Aprendizagem; Teses e dissertações.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um fenômeno clínico de ordem médico-psiquiátrico, atualmente catalogado e classificado por dois documentos internacionais: DSM-V[1] e o CID-10[2]. O primeiro adota os termos da sigla TDAH e o segundo menciona “Transtorno Hipercinético” (TH). Atualmente existem muitas pessoas diagnosticadas com esse transtorno, principalmente na idade escolar. Com isso, cada vez mais, é atribuída à escola e a educadores a função de ensinar crianças e a de se atentarem para as possíveis dificuldades que elas possam apresentar na aprendizagem. Desse modo, a literatura aponta que cabe ao professor a função de ser um auxiliador do diagnóstico de possíveis transtornos que interferem na aprendizagem, sendo um deles o TDAH, cuja característica é agitação motora e cerebral, que dificulta a atenção e concentração em atividades que o levariam a aprender. Sendo assim, esta pesquisa visa centralmente compreender, com base em uma análise de teses e dissertações brasileiras na área da educação, qual a relação existente entre TDAH e aprendizagem. De maneira auxiliar, identificaremos quais as maiores dificuldades para a abordagem do problema e os tratamentos médicos e pedagógicos mais indicados para atenuar as dificuldades apresentadas pelo transtorno. Para isso, estamos realizando uma pesquisa bibliográfica visando refletir os dados encontrados segundo a perspectiva de um conjunto de categorias analíticas: atenção; concentração; imitação; interação; memória; motivação; repetição e treino.

[1] DSM é a sigla para o documento intitulado The Diagnostic and Statical Manual of Mental Disorders, construído pela American Psychiatric Association (APA), cuja edição brasileira foi publicada pela Artmed, editora oficial da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que em sua versão III oferece uma nova tentativa de classificação nosológica, denominando como Attention-Deficit Disorders (ADD) o que antes era classificado como DCM. Essa nova classificação fundamentou o diagnóstico em três categorias comportamentais: desatenção, impulsividade e hiperatividade.

[2] CID é a sigla para “Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde”, documento construído pelas Organizações Mundial da Saúde (OMS) e Panamericana da Saúde (OPS); Tem sua versão atual o CID-10.

Presidente - 1765086 - RENATO IZIDORO DA SILVA
Interno - 1785040 - FABIO ZOBOLI