Banca de DEFESA: ELISSANDRA SILVA SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELISSANDRA SILVA SANTOS
DATA: 25/05/2018
LOCAL: A definir
TÍTULO: A RELAÇÃO COM O SABER NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A CONDIÇÃO DE SER ESTUDANTE E O SENTIDO DE APRENDER A DISTÂNCIA VIA INTERNET
PALAVRAS-CHAVES: Centro de Educação Superior a Distância (CESAD/UFS). Educação a Distância. Nova Relação com o Saber. Relação com o Saber.

Esta pesquisa tem por objetivo investigar a relação com o saber na Educação a Distância (EaD), a fim de compreender a condição de ser estudante e o sentido de aprender via internet dos alunos do Centro de Educação Superior a Distância da Universidade Federal de Sergipe (CESAD/UFS). O campo de investigação abrange os 14 Polos Presenciais (Arauá, Brejo Grande, Carira, Estância, Japaratuba, Lagarto/Colônia 13, Laranjeiras, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Glória, Poço Verde, Porto da Folha, Propriá, São Cristóvão e São Domingos) e todos os Cursos de Licenciatura, a saber: Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras-Português, Letras-Espanhol, Letras-Inglês, Matemática e Química. O ambiente desta pesquisa é o CESAD/UFS em suas três dimensões empíricas a partir da experiência dos alunos: a dimensão institucional, resultante da relação com o CESAD enquanto UFS; a dimensão pedagógica, baseada nas experiências no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – a Plataforma Moodle; e a dimensão acadêmica, construída nos Polos Presenciais nas relações com colegas, professores e coordenadores. Teoricamente, este estudo fundamenta-se sob os vieses teóricos da “Relação com o Saber” de Bernard Charlot na busca de compreender o sentido de aprender a distância dos alunos, da “Abordagem Etnometodológica” de Alain Coulon para analisar como se constitui a condição de ser estudante na modalidade EaD e Pierre Lévy no sentido de apresentar os limites da “Nova Relação com o Saber” por ele apresentada. Metodologicamente, este é um Estudo de Caso que, sob a abordagem qualitativa fará, no primeiro momento, o levantamento e análise do perfil do estudante em cinco dimensões, a saber: dimensão acadêmica; dimensão socioeconômica, cultural e escolar; dimensão tecnológica com o “Perfil Tecnológico Digital”; dimensão online e a relação do aluno no AVA e a dimensão da relação com o saber, com fundamento no Balanço do Saber, proposto por Bernard Charlot. Para tratamento estatístico destas informações foi usado o Programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) com o objetivo de promover o cruzamento das variáveis e possibilitar uma estatística descritiva. A coleta de dados foi feita por meio de questionários online via Google Formulários, inclusive o próprio Balanço de Saber que também foi por esse formulário online. A importância dessa pesquisa justifica-se pela abordagem teórico-metodológica a partir da qual apresentará a relação com o saber e o sentido de aprender dos que estudam a distância; como se constitui o ofício de ser estudante na modalidade EaD; de que forma os alunos estudam no AVA e como constrói sua aprendizagem na Plataforma Moodle; e, por fim, confirmaremos, ou não, se há uma “nova relação com o saber” nessa modalidade em que aprender se estabelece via internet.

Presidente - 731.071.581-00 - BERNARD JEAN JACQUES CHARLOT
Interno - 279260 - HENRIQUE NOU SCHNEIDER