Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALANA PEREIRA LIMA
DATA: 30/04/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala do NEPHEN
TÍTULO: Esporte de Aventura como Ambiente Socioeducativo
PALAVRAS-CHAVES: Formação docente. Licenciatura em Educação Física. Esporte de Aventura. Meio Ambiente.
PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
O propósito da pesquisa é compreender em que as práticas de esporte de aventura na Educação Física assimilam a perspectiva da formação sócio ambiental. Para tanto delineamos os seguintes objetivos específicos: verificar no currículo do curso de licenciatura em Educação Física indícios relacionados à inserção das questões ambientais e esportes de aventura; identificar ações que se configurem em indícios da preocupação com questões ambientais pelos organizadores de corridas de aventura, bem como verificar como os docentes do curso de Educação Física entendem a relação entre o esporte de aventura e formação de cidadania. A metodologia adotada foi a pesquisa de caráter qualitativo, na qual usamos a entrevista semiestruturada e análise documental como instrumentos apropriados para coleta dos dados junto ao recorte empírico selecionado para a análise, a saber, o docente da disciplina analisada, os organizadores das Federações Alagoana, Baiana e Sergipana de corrida de aventura, a ementa da disciplina e documentos disponibilizados pela confederação brasileira de corrida de aventura e federações estaduais. A análise é interpretativa a luz do referencial teórico em que foram as analisadas as categorias currículo, Educação Ambiental e cidadania. Os resultados demonstram que as práticas de esporte de aventura são conteúdo de apenas uma disciplina do curso de licenciatura analisado, a mesma disciplina que se propõe a tratar questões sócio ambientais como objetivo central, na perspectiva de analisar as possibilidades e limitações que estas práticas representam. No que tange a prática de corrida de aventura, é possível compreender que a aproximação do esportista em relação ao meio natural contribui para uma maior conscientização pelo convívio equilibrado com o ecossistema.