Banca de DEFESA: FERDINANDO SANTOS DE MELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERDINANDO SANTOS DE MELO
DATA: 27/02/2018
LOCAL: A definir
TÍTULO: REFORMA DO ESTADO E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO NEOLIBERALISMO: implicações para a formação e prática dos professores do PROEJA.
PALAVRAS-CHAVES: Reforma do Estado; Educação Profissional; Formação de Professores; Práticas Pedagógicas; PROEJA.

Esta tese tem como objetivo analisar as implicações e contradições da reforma do Estado no Brasil no contexto do neoliberalismo junto às políticas de Educação Profissional, sobretudo aquelas relativas à formação e às práticas pedagógicas dos professores do PROEJA. Para alcançar as proposições de pesquisa, foram utilizados os seguintes aportes de cunho instrumental-metodológico: a entrevista semiestruturada, o grupo focal e a análise de documentos, além de uma revisão teórica crítica comprometida com a complexidade do objeto. Esta pesquisa configura-se como descritiva, do ponto de vista de seus objetivos. É de natureza básica, utilizando a abordagem qualitativa, e está ancorada no materialismo histórico dialético. No processo de análise de dados, voltamos o nosso olhar para as verbalizações dos sujeitos, fazendo inferências e interpretações à luz da “análise de conteúdo” de Bardin (2011), bem como estabelecendo inter-relações analíticas com o campo teórico levantado. Como resultados esperados, mensuramos, com lastro nas enunciações, como as práticas pedagógicas (não) atendem ao que preconizam os documentos norteadores do PROEJA, tensionadas pelas estruturas neoliberalizantes no âmbito da Educação Profissional, pelas especificidades de cada unidade escolar e pelas demandas reais dos sujeitos da EJA. Neste sentido, a análise visa verificar as possibilidades suscitadas a partir das práticas pedagógicas do PROEJA – dentre outras questões institucionais e intrínsecas à práxis educativa no Programa – , àquela relativa à garantia do direito à educação na perspectiva politécnica, à profissionalização combinada com a elevação da escolaridade, e as alternativas de inserção no mercado de trabalho, frente a um quadro acentuado de desemprego estrutural e ao aumento das múltiplas vulnerabilidades que incidem sobre a vida dos jovens e adultos, num cenário contemporâneo de avanço da agenda neoliberal.

Presidente - 426615 - SONIA MEIRE SANTOS AZEVEDO DE JESUS
Interno - 6426599 - SOLANGE LACKS