Banca de DEFESA: ANALICE ALVES MARINHO SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANALICE ALVES MARINHO SANTOS
DATA: 27/02/2018
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA(DEL) ao lado da vivência
TÍTULO: Teoria e ensino de história na Espanha: as prescrições de Ignacio Ramón Miró y Manent (1855-1899).
PALAVRAS-CHAVES: Ciência. História .Espanha. Ensino de história. Método histórico.
ÁREA: Educação

Neste trabalho, analisamos a relação Teoria da História vs. Ensino de História, problematizando as apropriações do método crítico” do historiador espanhol Ignacio Ramón Miró y Manent (1821-1892), que propôs um “ensino de história” patriótico e cristão para a educação escolar espanhola da segunda metade do século XIX. Por meio da análise de conteúdos de Laurence Bardin (1977), identificamos na produção bibliográfica do historiador as finalidades e a metodologia prescritas para a disciplina escolar História e analisamos como, em seus escritos, Ignacio Miró associa o ensino de História à formação de sujeitos para um tipo ideal de nação: a Espanha católica, integrada e única. Como resultados, afirmamos que Miró apresenta duas variantes da História: a do ensino escolar e a do ensino de História praticado nas Universidades. Para Miró, o ensino escolar de História é marcado pelo excesso de informações desconexas e desinteressantes para o aluno. Como solução, propõe um ensino educativo, que enfatiza o desenvolvimento das habilidades de ordenação dos seleção e ordenação dos fatos notáveis para a experiência espanhola (trabalho do professor), compreensão dos fatos e encadeamento dos mesmos com identificação de causas e consequências (trabalho do aluno). As propostas, entretanto, são caracterizadas por contradições entre o que pensava como Teoria da História e o que indicava para o ensino na escolarização básica, como também pelo cultivo de um sentimento nostálgico, em contraste com uma Espanha que abandonava o pensamento conservador em termos políticos e religiosos, no último terço do século XIX.

Presidente - 8426714 - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
Interno - 2276425 - DINAMARA GARCIA FELDENS
Interno - 2332689 - DILTON CANDIDO SANTOS MAYNARD
Externo ao Programa - 2707438 - ANDREZA SANTOS CRUZ MAYNARD