Banca de DEFESA: JOSE LUIS MONTEIRO DA CONCEICAO

DISCENTE: JOSE LUIS MONTEIRO DA CONCEICAO
DATA: 27/02/2018
LOCAL: A definir
TÍTULO: O uso de técnicas e instrumentos em benefício da avaliação formativa: um estudo descritivo em duas escolas públicas do ensino fundamental do Baixo Sul da Bahia
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem. Avaliação educacional. Avaliação formativa. Ensino. Feedback.

Este estudo tem como objeto a avaliação formativa da aprendizagem escolar. Focaliza-se no uso das técnicas e instrumentos da avaliação em prol da avaliação formativa. A pesquisa justificou-se devido ao fato de que nas pesquisas empíricas brasileiras, levantadas para o período de 2010 a 2015, poucas retratando de forma aprofundada sobre o uso de técnicas e instrumentos em prol da avaliação formativa, bem como ausência de discussão do uso destes para o professor dar feedback ao aluno sobre seu percurso de aprendizagem e para o próprio professor reorganizar sua prática pedagógica. Inquietou-se com as perguntas: Quais as técnicas e instrumentos de avaliação são utilizados pelos professores? Por que são escolhidos? Assim, busca-se compreender a escolha de técnicas e instrumentos de avaliação pelos professores tendo em vista avaliação formativa. Especificamente propõe-se 1) Descrever as concepções de avaliação no contexto escolar; 2) Identificar o tipo de técnicas e instrumentos de avaliação usados pelos professores; 3) Sistematizar as razões e/ou motivos da escolha de técnicas e determinados instrumentos de avaliação pelos professores. Depois ter realizada uma revisão da literatura científica sobre a avaliação formativa e uma análise da produção acadêmica recente no Brasil, como também uma análise da legislação educacional a respeito do conceito da avaliação nela representada, optou-se por uma pesquisa de campo de natureza quali-quantitativa por meio de um estudo descritivo em duas escolas da rede pública do Ensino Fundamental I, realizando a aplicação de um questionário, uma entrevista coletiva com o corpo docente das escolas participantes e uma individual com a coordenação pedagógica de cada escola. Além disso, foi analisados o Projeto Político Pedagógico. Esta pesquisa evidenciou que os professores das escolas participantes em comum costumam usar em sua prática pedagógica como instrumentos avaliativos a prova escrita, tarefa de casa, tarefa de classe. Por um lado, esses instrumentos são escolhidos porque consideram os mais fáceis de trabalhar com os alunos e sempre há indicação do uso destes pelos pais dos alunos e pela coordenação pedagógica da escola. Por outro lado, os instrumentos são escolhidos pelos professores para poder compreender as potencialidades e fraquezas dos alunos e, além disso, fazer uma autoanálise, reflexão da sua prática pedagógica.

Externo à Instituição - ANDRÉA KARLA FERREIRA NUNES
Presidente - 1838211 - HEIKE SCHMITZ