A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
News

Banca de DEFESA: CRISLAINE SANTANA CRUZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISLAINE SANTANA CRUZ
DATA: 28/02/2018
HORA: 15:00
LOCAL: Didática 6, Sala 4.
TÍTULO: CARIDADE SEM LIMITES. SCIÊNCIA SEM PRIVILLEGIOS”: O ENSINO UNIVERSAL DE JACOTOT POR BENOÎT MURE NO BRASIL (1840-1848).
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Universal. Benoît Jules Mure. Jean-Joseph Jacotot. Brasil. Século XIX.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa pretende analisar as ações empreendidas pelo intelectual, médico homeopata e socialista utópico, Benoît Jules Mure (1809-1858), para a divulgação do Método do Ensino Universal enquanto esteve no Brasil, tendo presente que esse o Método pressupõe a igualdade entre as inteligências humanas e, que foi descoberto pelo professor Jean-Joseph Jacotot (1770-1840) no ano de 1818 ganhando notoriedade em diversas regiões da Europa, percebe-se sua circulação também Brasil do século XIX. O marco temporal aqui utilizado justifica-se, pois compreende o período de 1840, ano em que Mure desembarcou no país, a 1848, data em que foi embora e, marca sua passagem em terras brasileiras. Vale destacar que esta investigação encontra-se alicerçada nos pressupostas da História da Educação, na perspectiva do Materialismo Histórico Dialético e da História Cultural. A pesquisa utiliza como fontes periódicos não pedagógicos que circularam na província do Rio de Janeiro durante a época. Especialmente o Jornal do Commercio do Rio de Janeiro, fundado em 1827 e, também a Revista Synthetica dos Conhecimentos Humanos, uma produção do próprio Mure e seu grupo de adeptos com publicação periódica de 1847 a 1848. As fontes aqui trabalhadas foram encontradas nos arquivos online da Biblioteca Nacional do Brasil. Esperamos que essa análise represente uma contribuição importante quanto ao conhecimento histórico do Método do Ensino Universal no Brasil, possibilitando o alargamento do campo da História da Educação, já que trata-se de um assunto, por enquanto, inexplorado na historiografia educacional brasileira.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOTA BOTO
Interno - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Interno - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL
Presidente - 1516500 - SILVANA APARECIDA BRETAS

Notícia cadastrada em: 29/01/2018 08:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf