Banca de DEFESA: ANA JÚLIA COSTA CHAVES SILVA

DISCENTE: ANA JÚLIA COSTA CHAVES SILVA
DATA: 16/02/2018
LOCAL: Sala de Aula do PPGED
TÍTULO: LETRAMENTO LITERÁRIO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O LEITOR SURDO
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Surdos. Letramento literário. Literatura Surda.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial

Esta pesquisa teve por escopo investigar as contribuições e usos da literatura no processo de letramento literário do sujeito surdo na sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Outrossim, apoiou-se no método de Cosson (2016) e no referencial teórico, de Vigotsky (1998, 2001, 2003), Freire (1996), Cosson, (2016), Karnopp (2008), Soares (2010), Perlin (2004), Cândido (1995, 1998), no que tange aos estudos acerca do Letramento Literário, Educação de Surdos e Identidade. Delimitamos como público-alvo, os quatro estudantes surdos, matriculados numa estadual, localizada no município de Lagarto/SE. A metodologia foi construída sob uma abordagem qualitativa, baseada em entrevistas semiestruturadas, direcionadas à regente da sala e aos respectivos estudantes, sobre questões pertinentes à circulação da literatura no ambiente da Sala de Recursos Multifuncionais. O trabalho primou pelos procedimentos da pesquisa participativa descritiva, cujos instrumentos investigativos consistiram na aplicação das quatro etapas da Sequência Básica: Motivação, Introdução, Leitura e Interpretação, com foco na motivação e socialização da leitura e escrita, através de duas obras literárias, Ane e Jota: Amigos de Mundos Diferentes, de Luciane Rangel e Asa de Papel, de Marcelo Xavier, que corroboraram com a aprendizagem do sujeito surdo no tocante à sua formação linguística e sociocultural. A interpretação dos dados está alicerçada na análise de conteúdos proposta por Bardin (2016). A pesquisa possibilitou explicitar um importante conhecimento construído sobre o letramento literário aplicado com alunos surdos, revelando similarmente, que há uma lacuna nesse processo, o que surge como ratificação, para que se insira nos componentes curriculares do ensino regular, um ensino e aprendizagem pautado na aquisição da leitura, interagindo naturalmente, com sua língua natural – a Língua Brasileira de Sinais - a L1, e concomitantemente, com a escrita em Língua Portuguesa – a L2, a partir das práticas sociais. Os principais resultados da pesquisa apontaram para a compreensão dos limites e alcances dos estudantes como leitores, detectando suas potencialidades, que foram trabalhadas no desenvolvimento da Sequência Básica. Os resultados dessa investigação permitiram traçar um quadro sobre a inserção do letramento literário numa sala de AEE e conhecer as possibilidades e desafios inerentes para essa prática na educação de alunos surdos.

Externo à Instituição - ADA AUGUSTA CELESTINO BEZERRA
Presidente - 1108628 - ISA REGINA SANTOS DOS ANJOS
Interno - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA

Notícia cadastrada em: 29/01/2018 07:55