Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA SANTOS FONTES

DISCENTE: JULIANA SANTOS FONTES
DATA: 17/11/2017
LOCAL: Auditório da Didática II
TÍTULO: CLASSES DE APERFEIÇOAMENTO: ENSAIO DA ESCOLA ATIVA NOS GRUPOS ESCOLARES EM SERGIPE (1932-1933)
PALAVRAS-CHAVES: Classe de Aperfeiçoamento. Grupos Escolares. Método Ativo. Inspetores Escolares.
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Neste estudo, procurei investigar o processo de implementação, desenvolvimento e extinção das Classes de Aperfeiçoamento nos Grupos Escolares do Estado de Sergipe, nos anos de 1932 e 1933. Alinhado a História Cultural defendido por Julia (2001), esta investigação sustentou sua análise em autores como Lourenço Filho (1978), Souza (1998), Azevedo (2006; 2009; 2012), Decroly (1929; 1931), dentre outros. Em relação a metodologia utilizada, de natureza descritiva, de natureza histórica, busquei em fontes documentais, como Termos de Visita dos Inspetores Escolares, Relatórios Anuais dos Diretores dos grupos, Programa para o ensino Primário de 1931, Regulamento de 03 de fevereiro de 1931 e notas do Diário Oficial dos anos referente a esta investigação, entre outras fontes, os dados necessários para responder a questão de pesquisa: Como se deu o processo de implementação, desenvolvimento e extinção das classes de aperfeiçoamento nos grupos escolares de Sergipe no período de 1932-1933? Constatei, até momento, que a Classe de Aperfeiçoamento teve sua proposta apresentada pelo professor José Augusto da Rocha Lima, após viagem realizada ao Estado de São Paulo, no ano de 1931, e que nos anos de 1932 e 1933 foram instaladas em todos os grupos escolares atuantes, na capital e no interior, sendo nomeada uma docente por grupo para orientar as demais, buscando assim, universalizar o uso do chamado Método Ativo, baseado nos centros de interesse, de Decroly. Nos achados iniciais, constatei a efervescência do processo de inauguração das referidas classes nos documentos oficiais e a imprensa local e o lugar significativo que as mesmas ocuparam no interior dos grupos escolares, com indícios de realização de vários centros de interesses, orientados pela assistência técnica e os inspetores escolares da instrução pública.

Presidente - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL
Interno - 1516500 - SILVANA APARECIDA BRETAS
Externo ao Programa - 2542464 - FÁBIO ALVES DOS SANTOS

Notícia cadastrada em: 13/11/2017 07:41