Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA ANDRADE CHAGAS

DISCENTE: CAMILA ANDRADE CHAGAS
DATA: 03/11/2017
LOCAL: Miniauditório do DED
TÍTULO: ENTRE CENÁRIOS...CRIANÇAS: as emoções como experiência estético-formativa para a aquisição da língua inglesa
PALAVRAS-CHAVES: Língua Inglesa. Cultura. Emoções. Crianças. Método de Ensino
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Psicologia Educacional

As experiências socioculturais de crianças possuem expressão emocional estética, lúdica e formativa. Na contemporaneidade, a socialização ocorre por complexa rede de interações sociais mutuamente demarcada por diversidade de processos, produtos e artefatos culturais e multimidiáticos não restritos aos costumes de uma comunidade, origem familiar, ou ainda, reduzido à escola e seus agentes. O contato diário de crianças brasileiras com diferentes códigos e símbolos linguísticos de outros idiomas desafia o professorado quanto à aquisição de segunda língua. O ensino de inglês para crianças tem obtido exponencial crescimento de interesse no Brasil e, ao mesmo tempo, reduzida inovação metodológica. O ensino da língua inglesa nos primeiros anos de vida ocorre, quase sempre, pela replicação e adequação de princípios, estratégias, métodos e técnicas, desenvolvidas para adultos, em face às exigências sociais do ensino de língua estrangeira para crianças. Os efeitos das emoções como experiência estética, lúdica e formativa para a aquisição da língua inglesa por crianças da pré-escola é o objeto dessa pesquisa. O campo de estudo dessa pesquisa é interdisciplinar: engloba a didática, a psicolinguística, a sociologia da infância e a antropologia das emoções como suportes teórico-metodológicos. Os instrumentos de coleta de informações foram a observação participante ativa (OPA) e o diário de campo, seguidos pela escrita etnográfica. Participaram desse estudo doze crianças com idades entre quatro e cinco anos por aproximadamente dois semestres letivos. Os resultados encontrados explicitam que as emoções vivenciadas pelas crianças nos contextos de mediação didática exercem influências na aquisição da língua inglesa. Destacam-se três efeitos das emoções sobre a aquisição da língua inglesa por crianças: (a) efeito disposicional catalisador à aprendizagem do inglês; (b) efeito acionalista sociocognitivo ao uso da língua (c) efeito restritivo de recusa ao desenvolvimento de habilidades de comunicação em idioma inglês.

Presidente - 2625648 - ANTONIO VITAL MENEZES DE SOUZA
Interno - 1575568 - JOSE MARIO ALELUIA OLIVEIRA