Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANAILZA GUIMARÃES COSTA
DATA: 06/10/2017
HORA: 14:30
LOCAL: A definir
TÍTULO: DOS AND DONTS - AS INSTRUÇÕES PARA SOLDADOS AMERICANOS E INGLESES NA II GUERRA MUNDIAL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA (1942-1945)
PALAVRAS-CHAVES: II Guerra Soldados Manuais
PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
O objetivo deste trabalho é analisar, em perspectiva comparada, os manuais Instructions for American Servicemen in Britain (1942) e Instructions for British Servicemen in France (1944), como instrumentos educacionais utilizados pelo governo americano e britânico para um projeto educacional de formação militar. O primeiro manual foi produzido em 1942 para instruir os soldados norte-americanos enviados para lutar na Grã-Bretanha e o segundo, produzido em 1944 a fim de educar os soldados britânicos enviados para ajudar na desocupação da França pelos alemães. Trabalhamos com reproduções fac-similares dos originais, adquiridas junto ao Imperial War Museum da Inglaterra. Neste estudo, buscaremos responder as três questões norteadoras: o que é educar para Guerra segundo os manuais Instructions for American Servicemen in Britain (1942) e Instructions for British Servicemen in France (1944)? Quais os instrumentos utilizados pelo Estado norte-americano e britânico para a educação do soldado na II Guerra? Quais as semelhanças e diferenças nos modos de educar para Guerra entre Estados Unidos e Grã-Bretanha? Para tanto, utilizaremos o método da História Comparada, buscando ver como o Estado britânico e norte-americano pensaram em educar os soldados durante a II Guerra Mundial. Como referencial teórico, utilizaremos Norbert Elias, com os conceitos de controle e autocontrole na teoria do Processo Civilizador, em que o autor analisa a história dos costumes a partir da formação do Estado Moderno.