A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
News

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANAILZA GUIMARÃES COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANAILZA GUIMARÃES COSTA
DATA: 06/10/2017
HORA: 14:30
LOCAL: A definir
TÍTULO: “DO’S AND DON’TS” - AS INSTRUÇÕES PARA SOLDADOS AMERICANOS E INGLESES NA II GUERRA MUNDIAL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA (1942-1945)
PALAVRAS-CHAVES: II Guerra – Soldados – Manuais
PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O objetivo deste trabalho é analisar, em perspectiva comparada, os manuais Instructions for American Servicemen in Britain (1942) e Instructions for British Servicemen in France (1944), como instrumentos educacionais utilizados pelo governo americano e britânico para um projeto educacional de formação militar. O primeiro manual foi produzido em 1942 para instruir os soldados norte-americanos enviados para lutar na Grã-Bretanha e o segundo, produzido em 1944 a fim de educar os soldados britânicos enviados para ajudar na desocupação da França pelos alemães. Trabalhamos com reproduções fac-similares dos originais, adquiridas junto ao Imperial War Museum da Inglaterra. Neste estudo, buscaremos responder as três questões norteadoras: o que é educar para Guerra segundo os manuais Instructions for American Servicemen in Britain (1942) e Instructions for British Servicemen in France (1944)? Quais os instrumentos utilizados pelo Estado norte-americano e britânico para a educação do soldado na II Guerra? Quais as semelhanças e diferenças nos modos de educar para Guerra entre Estados Unidos e Grã-Bretanha? Para tanto, utilizaremos o método da História Comparada, buscando ver como o Estado britânico e norte-americano pensaram em educar os soldados durante a II Guerra Mundial. Como referencial teórico, utilizaremos Norbert Elias, com os conceitos de controle e autocontrole na teoria do Processo Civilizador, em que o autor analisa a história dos costumes a partir da formação do Estado Moderno.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2332689 - DILTON CANDIDO SANTOS MAYNARD
Interno - 1088492 - LUIZ EDUARDO MENESES DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2707438 - ANDREZA SANTOS CRUZ MAYNARD

Notícia cadastrada em: 04/10/2017 06:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19100-31f4b06bdf