Banca de DEFESA: MARCOS BATINGA FERRO

DATA: 06/10/2017
LOCAL: Sala do PPGED
TÍTULO: FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO EDUCACIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Alunos com Deficiência. Educação Inclusiva. Formação de Professor.

Esta pesquisa teve como finalidade analisar o exercício da docência na perspectiva da Educação Inclusiva, a partir de professores que atuavam em escola de ensino público situada em São Cristóvão/SE. Com o propósito de alcançar o objetivo aqui formulado, no que se refere ao plano metodológico, trabalhou-se com uma proposta de natureza qualitativa para proceder a recolha das informações necessárias para responder às questões do estudo. No âmbito da pesquisa qualitativa, optou-se pelo estudo de caso e, diante do que se precisava investigar, adotou-se a abordagem do Método Fenomenológico. Para a coleta de dados juntos aos participantes, como técnica nuclear, elegeu-se o questionário que foi construído para ser aplicado a oito docentes, elegendo-se ainda a entrevista, realizada com diretora e coordenadora pedagógica da escola, lócus da pesquisa. Procedeu-se, ainda, à análise documental do Projeto Político Pedagógico, com o intuito de avaliar se os princípios e objetivos educacionais, propugnados pela escola, traziam concepções que permitiam promover a inclusão de alunos com deficiência. Procurou-se evidenciar a formação inicial no que se refere às possibilidades dos Cursos de Pedagogia e Licenciatura oferecerem os conhecimentos indispensáveis ao futuro professor para o trabalho com o aluno com deficiência na sala de ensino regular. Os discursos das docentes participantes desta pesquisa retrataram deficiências em relação à sua prática pedagógica e da importância do profissional da docência aprender visando à Educação Inclusiva. Os resultados do estudo indicaram a necessidade de melhoria da qualidade na formação inicial dos professores e da provisão de recursos humanos, pedagógicos e condições materiais para o atendimento ao aluno com deficiência, dentre outros. Reitera-se a formação de professores como um dos pilares para a construção da inclusão escolar, em termos de recursos humanos em condições de trabalho para que ela possa ser posta em prática.

Externo à Instituição - ADA AUGUSTA CELESTINO BEZERRA
Presidente - 1108628 - ISA REGINA SANTOS DOS ANJOS