Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIS SANTOS CORREIA

DISCENTE: ELIS SANTOS CORREIA
DATA: 29/09/2017
LOCAL: sala de aula do PPGED
TÍTULO: O fechamento das escolas rurais de Sergipe (2007-2015): Educação do Campo como território em disputa.
PALAVRAS-CHAVES: O fechamento das escolas rurais de Sergipe

A presente pesquisa aborda o fenômeno de fechamento de escolas rurais do Estado de Sergipe entre os anos de 2007 a 2015. Objetiva analisar os aspectos históricos e sociais que tem conduzido esse processo cuja política econômica está em razão direta à condução da política pública educacional. Nossa hipótese é que há uma disputa - desigual - de modelos de desenvolvimento que provocam profundas contradições entre a política de promoção do campo como território apenas de produção econômica e a luta dos movimentos sociais pela construção de um novo território de produção da vida em que a educação tem um papel estratégico. Para alcançar nosso objetivo, procuramos nos apropriar do método do materialismo histórico dialético no intuito de trazer na própria concretude deste fenômeno uma análise baseada na sua totalidade em articulação com a singularidade do modelo de desenvolvimento do campo com suas contradições, e a especificidade que se encerra no fenômeno de fechamento das escolas rurais de Sergipe no período estabelecido. Através de estudo bibliográfico e documental realizamos uma abordagem histórica das intencionalidades para com a escola no espaço rural de Sergipe, bem como a disputa de interesses para com esta instituição. Para completar os estudos históricos, foi feita ampla pesquisa aquilatada por dados quantitativos a fim de demonstrar o fenômeno a que nos referimos bem como, seu movimento no tempo e espaço do território sergipano. Finalmente, nossos resultados vêm demonstrando evidente retirada do papel do Estado em sua oferta com o fechamento de 297 unidades ao longo dos nove anos em questão, de forma mais evidente no Centro Sul e Alto sertão sergipano. Este processo está intimamente articulado às políticas neoliberais de retiradas de direitos sociais e de mercantilização da educação, dificultando o acesso e permanência dos camponeses à escola, bem como o avanço da luta por uma Educação do Campo.

Externo à Instituição - ILKA MIGLIO DE MESQUITA
Presidente - 1516500 - SILVANA APARECIDA BRETAS
Interno - 426615 - SONIA MEIRE SANTOS AZEVEDO DE JESUS

Notícia cadastrada em: 19/09/2017 10:35