Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE LUIS MONTEIRO DA CONCEICAO

DISCENTE: JOSE LUIS MONTEIRO DA CONCEICAO
DATA: 25/09/2017
LOCAL: A definir
TÍTULO: O uso de técnicas e instrumentos em benefício da avaliação formativa: um estudo descritivo em duas escolas públicas do Ensino Fundamental do Baixo Sul da Bahia
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem; Avaliação educacional; Avaliação formativa; Ensino; Feedback;

Este estudo tem como objeto a avaliação formativa da aprendizagem escolar. Focaliza-se no uso das técnicas e instrumentos da avaliação em prol da avaliação formativa. A pesquisa justificou-se devido ao fato de que nas pesquisas empíricas brasileiras, levantadas para o período de 2010 a 2015, poucas retratando de forma aprofundada sobre o uso de técnicas e instrumentos em prol da avaliação formativa, bem como ausência de discussão do uso destes para o professor dar feedback ao aluno sobre seu percurso de aprendizagem e para o próprio professor reorganizar sua prática pedagógica. Por isso, busca-se analisar o uso de técnicas e instrumentos de avaliação em prol da melhoria do processo de ensino-aprendizagem do aluno. Especificamente propõe-se 1) Identificar as concepções de avaliação aplicadas no contexto escolar; 2) Identificar o uso das técnicas e instrumentos pelos professores em benefício ao planejamento do processo de ensino-aprendizagem; 3) Identificar o uso das técnicas e instrumentos pelos professores como feedback dado ao aluno. Depois ter realizada uma revisão da literatura científica sobre a avaliação formativa e uma análise da produção acadêmica recente no Brasil, como também uma análise da legislação educacional a respeito do conceito da avaliação nela representada, optou-se por uma pesquisa de campo de natureza quali-quantitativa por meio de um estudo descritivo em duas escolas da rede pública, realizando a aplicação de um questionário com o corpo docente das escolas participantes, uma entrevistas coletiva com os professores e uma individual com a coordenação pedagógica de cada escola. Além disso, serão analisados o PPP, o planejamento escolar dos professores, os instrumentos de avaliação aplicados e corrigidos por eles.

Externo à Instituição - ANDRÉA KARLA FERREIRA NUNES
Presidente - 1838211 - HEIKE SCHMITZ