Banca de QUALIFICAÇÃO: CLÁUDIA SANTANA SANTOS

DISCENTE: CLÁUDIA SANTANA SANTOS
DATA: 14/08/2017
LOCAL: sala de aula do PPGED
TÍTULO: A CULTURA DO PROFESSOR E A FORMAÇÃO DO ALUNO
PALAVRAS-CHAVES: Cultura; Formação; Relação; Educação Infantil.

A escola é repleta de multiplicidade cultural, composta por sujeitos singulares, com crenças, valores e costumes adversos. Componente da instituição escolar, o professor exerce sua função social, mas também é singular, repleto de perspectivas, crenças e valores que foram adquiridos em seus distintos espaços de formação, e dentro desta relação singular-profissional contribui na formação de cada aluno. Este trabalho tem o objetivo de entender a forma como a cultura do professor influencia na formação do aluno já na educação infantil, com olhar direcionado as relações que acontecem nas diferentes culturas que regem na prática escolar, destacando as relações de poder, de saber e as marcas culturais deixadas nessa relação. Trata-se de um estudo de caso único, do tipo observacional explicativo realizado em uma escola municipal do agreste sergipano. Contempla a educação infantil e conta com a participação de uma professora do grupo cinco e seus vinte (20) alunos. Para a coleta dos dados foram utilizadas a entrevista semiestruturada, observação participante e formação do grupo de ação infantil. Para isso, retrata o conceito de cultura pela vertente vigotskyniana, contemplando a teoria figuracional e processual de Norbert Elias, valorizando as múltiplas formações do sujeito. Parte-se da ideia do professor como sujeito com formação além da pedagógica, mas carregado de crenças, valores e costumes. Os resultados vem demonstrando marcas culturais que perpassam gerações, com cunho econômico e social, que coexistem com o novo e geram relações de poder e saber que impactam de forma singular, gerando marcas na construção de cada discente.

Externo à Instituição - REGINALDO CÉLIO SOBRINHO
Presidente - 2570236 - ROSANA CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI
Interno - 1619349 - TACYANA KARLA GOMES RAMOS

Notícia cadastrada em: 02/08/2017 14:58