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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDERSON FRANCISCO VITORINO

Discente: 201611004991 - ANDERSON FRANCISCO VITORINO

 

 
Orientador: RITA DE CACIA SANTOS SOUZA
Co-Orientador: Não informado
Local: Auditório do DED
Data: 22/08/2017
Horário: 14:30
Tipo da banca: QUALIFICAÇÃO
Número de páginas: 146
Link para o Arquivo (BDTD UFS): Nenhum endereço informado.
Ata de parecer da banca
 
Título
EDUCAÇÃO BILÍNGUE: O DESDOBRAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM ALUNOS SURDOS
Resumo

O estudo analisa as interfaces de ensino adotadas pelo professor da sala de aula comum e o professor da sala de AEE - Atendimento Educacional Especializado, que trabalham em ambiente da educação inclusiva com alunos surdos, sobretudo no campo do bilinguismo. Diante disso, surge a necessidade de saber, como os professores de sala de aula comum e o professor de AEE, contribuem no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos no contexto bilíngue, Português/Libras. Para tal, utilizamos alguns teóricos que dialogam sobre a educação bilíngue, Fernandes (2012, 2015); Gesser (2014); Guarinello (2007); Karnopp (2012, 2015); Lacerda (2012, 2009, 2006); Lodi (2012, 2015, 2006); Quadro (2015, 2012, 2011, 2008, 2006, 2004, 1997); Stumpf (2012, 2009) entre outros. A metodologia utilizada na pesquisa foi de ordem qualitativa, também a pesquisa descritiva com a perspectiva de compreender, relatar e descrever o fenômeno estudado, através do estudo de caso e análise documental, Triviños (2009); Gil (1999). No viés de colaboração do pesquisador foi utilizada a pesquisa colaborativa com a intenção de proporcionar a construção de conhecimento e formação continuada para o professor. Com base nisso, usou encaminhamentos metodológicos de cunho colaborativo, Alarcão (2011); Capellini (2004); Ferreira (2009); Ibiapina (2008, 2009); Mendes (2007). Nesse entendimento, a pesquisa colaborativa do projeto demonstra uma relevância do caminhar na direção dialética da realidade social, da historicidade do fenômeno, da prática, da contradição e da relação com a totalidade.

Palavas-Chave
Bilinguismo. Educação bilíngue. Libras. Pesquisa Colaborativa. Práticas Pedagógicas.
Membros da Banca
 Nome
InstituiçãoTipo
  RITA DE CACIA SANTOS SOUZA   UFS Presidente
  ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE   UFS Interno
  MARIA DOLORES FORTES ALVES   UFAL Externo à Instituição

Notícia cadastrada em: 26/07/2017 07:20
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