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Banca de DEFESA: ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO
DATA: 22/08/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: Contextos da Política Estadual de Educação Ambiental (SE) – Lei Nº. 6882/10: das tensões políticas à prática pedagógica socioambiental
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental Crítica. Políticas Públicas. Prática Pedagógica.
PÁGINAS: 248
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A Educação Ambiental (EA) nasce da sensibilidade de aliar conhecimento
científico, tecnológico, artístico e cultural a uma nova consciência de valores,
de respeito aos seres humanos e aos recursos naturais, com perspectiva de
ajudar a formar uma mentalidade impulsionadora da construção de um novo
paradigma emancipador e transformador da crise civilizatória atual. Diante
disso, as políticas para o meio ambiente e os programas ambientais
relacionados à transformação da crise socioambiental demandam cada vez
mais novos enfoques integradores de uma realidade contraditória e geradora
de desigualdades, que transcendem a mera aplicação dos conhecimentos
científicos e tecnológicos disponíveis. Partindo dessas assertivas, esta
pesquisa visa compreender a Política Estadual de EA de Sergipe (Lei nº
6882/2010), quanto as suas possibilidades de gestão e inserção no cotidiano
escolar de unidades escolares sergipanas. Assim, buscamos discutir,
minimamente, sobre a influência ou não desta lei na Educação Formal
apontando caminhos de consolidação da EA Crítica e suas respectivas
potencialidades para a emancipação e transformação da ordem dominante,
instaurada no regime de exclusão das relações sociais e, sobretudo, da relação
ser humano e natureza. Para tanto, são investigadas as concepções de
participação, democracia, cidadania e currículo, da Lei 6882/10, de seus(suas)
gestores(as), coordenadores(as) de EA e, professores(as) da rede estadual de
ensino que atuaram em ações socioambientais no ano de 2016 em suas
respectivas escolas. Com isso, foram realizadas análises da Lei Estadual nº
6882/2010 no que tange as categorias delimitadas neste estudo. Em seguida,
aplicamos entrevistas semiestruturadas com os(as) principais gestores(as)
desse processo de construção política. Posteriormente, foram efetuadas
entrevistas não estruturadas com os(as) coordenadores(as) de EA das
Diretorias Regionais de Educação, e por fim executamos entrevistas coletivas
com professores(as) da Rede Estadual de educação. Assim, foi possível
investigar as possibilidades, limites e desafios da inserção da EA na
concretização da lei em questão. Para subsidiar as análises dos dados
coletados, partiu-se de estudos teóricos não só do campo socioambiental, mas
também de discussões sobre política pública, cidadania, participação e
currículo, temas estes fundados na Teoria Crítica, em sua perspectiva histórico-
dialética. Para análise dos dados utilizamos metodologicamente adaptações da
Análise Textual Discursiva visando perceber concepções e práticas inebriadas
por visões ideologizadas de mundo. Portanto, a intenção foi a produção de um
trabalho que avance nas reflexões a respeito de quais sentidos e quais
distintos projetos políticos se agregam à EA em Sergipe. Acreditando que tais
avanços, nos campos epistemológico, epistêmico e político possibilitarão dar
novos sentidos às práticas educativas de EA.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 155.249.575-20 - MARIA HELENA SANTANA CRUZ
Presidente - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO
Externo à Instituição - MAURO GUIMARÃES
Externo à Instituição - MONICA LOPES FOLENA ARAÚJO
Interno - 1619349 - TACYANA KARLA GOMES RAMOS

Notícia cadastrada em: 11/07/2017 10:38
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