Banca de DEFESA: MÔNICA SILVEIRA SANTANA

DISCENTE: MÔNICA SILVEIRA SANTANA
DATA: 26/04/2017
LOCAL: Auditório da Didática II
TÍTULO: Educação em tempo integral: uma análise da gestão da ampliação da jornada escolar sob foco na participação dos alunos e pais/responsáveis nos processos de tomada de decisão
PALAVRAS-CHAVES: Educação em tempo integral. Gestão escolar. Gestão participativa.

A presente pesquisa tem como objeto a gestão democrática com foco na participação de país/responsáveis e alunos no processo de tomada de decisão na escola que participa do Programa Mais Educação. Desde 2008, no ano da instituição do PME, cresceu significativamente o número de escolas brasileiras que aderiram ao programa. O mesmo, se tornou a principal política indutora da educação em tempo integral em âmbito nacional. Assim também aumentou o número de pesquisas e publicações sobre o seu funcionamento e seus possíveis impactos, mas, ainda é incipiente o número de estudos que buscaram discutir a gestão democrática participativa em escolas participantes do PME. Por isso, torna-se pertinente a pergunta se e como ocorre a participação de alunos e pais/responsáveis nos processos de tomada de decisão em prol da implementação da educação integral em tempo integral nas escolas que aderiram ao PME. Em face das pesquisas até então realizadas que, entre outros, também diagnosticaram limites na execução do programa, espera-se, por meio desta pesquisa, contribuir para a melhoria da implementação e consolidação da educação integral em tempo integral. A pesquisa de natureza predominantemente quantitativa objetiva, por meio de um estudo de caso múltiplo em quatro escolas da rede municipal de Lagarto, Sergipe, analisar a participação de alunos e pais/responsáveis na gestão escolar, em geral, e na operacionalização da ampliação da jornada escolar, em específico, da escola participante do PME. Para tal objetivou-se especificamente: 1) analisar a percepção da educação integral em tempo integral da comunidade escolar; 2) sistematizar as formas da participação de alunos e pais/responsáveis em processos decisórios e 3) analisar os motivos da participação e/ou não-participação. Foi realizado uma análise documental e um levantamento das percepções dos atores. Para isso, foram aplicados questionários do tipo fechado com 193 participantes da pesquisa, em total. Para a análise dos dados se recorreu a categorização de sete condicionantes, construídos por Paro (2005) e aos tipos de participação descritos por Lima (2003). Constatou-se que a participação comumente nas escolas aparecia como proposta a ser seguida e não como preceito, tendo em vista que não havia um planejamento estratégico norteador das ações para este fim. Não se evidenciou uma falta de participação dos pais/responsáveis e dos alunos nas ações da escola em geral e do PME em específico, contudo, em sua maioria, a mesma ocorre de forma pontual e não sistematizada.

Presidente - 1838211 - HEIKE SCHMITZ
Interno - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG