Banca de DEFESA: PATRICIA VERONICA NUNES DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA VERONICA NUNES DE CARVALHO
DATA: 10/04/2017
LOCAL: a definir
TÍTULO: ESCOLA DE CONTAS E O CONTROLE SOCIAL NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL.
PALAVRAS-CHAVES: Controle social. Educação. Escolas de Contas. Formação profissional. Tribunal de Contas.

A presente tese constitui uma construção de conhecimento e aprofundamento sobre o tema “Escolas de Contas e o Controle Social na formação profissional”. O foco incide sobre a Escola de Contas José Amado Nascimento – ECOJAN, do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. A finalidade precípua é investigar como os conhecimentos transmitidos aos servidores, jurisdicionados e cidadãos, via escolas de contas, no país, promovem a difusão do processo democrático do controle social. Parte-se da premissa de que a informação e o conhecimento são instrumentos de mudanças quanto ao olhar que se lança sobre o controle social no uso dos recursos públicos. Os sistemas de fiscalização e auditoria dos Tribunais de Contas, em ação integrada com suas Escolas de Contas, desenvolvem projetos de profissionalização de seus servidores e jurisdicionados mediante cursos de capacitação, aperfeiçoamento e especializações acerca das reais necessidades para a execução proficiente de suas atividades técnico-funcionais, assumindo uma atitude didático-pedagógica e propedêutica através de projetos desenvolvidos dentro ou fora das respectivas Escolas de Contas. Para a concretização do estudo de campo foram encaminhados questionários aos coordenadores/diretores das Escolas/Institutos de Contas de todas as unidades federativas do Brasil, em nível Estadual e Municipal e, especificamente, aos servidores da Escola de contas de Sergipe - ECOJAN. Além dos questionários, foram utilizadas (02) duas entrevistas: uma com a Escola de Contas mais antiga (Escola de Contas do Estado de Minas Gerais) e outra com a mais recente (Escola de Contas dos Municípios do Estado da Bahia). Foram realizadas ainda mais 20 (vinte) entrevistas direcionadas aos alunos e professores contemplados com o Projeto TCE Cidadão para fins de análises e sistematizações sobre a atuação dessa entidade, no contexto sergipano, com o auxílio de relatórios técnicos voltados à mensuração da promoção do controle social. Metodologicamente, esta pesquisa encontra-se estruturada como estudo de caso numa abordagem quantitativa e qualitativa, estabelecendo diálogo entre os resultados para se chegar a uma compreensão dos aspectos históricos/constitucionais dos Tribunais de Contas e evolutivos/estatísticos quanto às atividades das Escolas de Contas do Brasil, com especificidade para a Escola de Contas do Estado de Sergipe – ECOJAN e sua atuação na promoção de práticas educativas que se voltam ao controle social dos servidores públicos e à sociedade civil.

Interno - 731.071.581-00 - BERNARD JEAN JACQUES CHARLOT
Externo à Instituição - ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES