Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA NASCIMENTO DE ALCANTARA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA NASCIMENTO DE ALCANTARA
DATA: 14/03/2017
LOCAL: a definir
TÍTULO: PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PALAVRAS-CHAVES: Processos de Subjetivação. Deficiência Intelectual. Matriz histórico-cultural. Psicanálise. Pesquisa-ação colaborativo-crítica.
ÁREA: Educação

O processo educacional escolar atual é resultado de uma trama de relações humanas modificadas de acordo com a ascensão do capitalismo como sistema político/econômico/ideológico, guerras e revolução tecnológica. Tais aspectos, somados a outros elementos da vida social, circunscreveram novos modos de subjetivação. A escola é espaço privilegiado para pensar os processos de subjetivação atuais da criança com deficiência intelectual. As relações existentes na escola deixam muitos à margem, mesmo que excluídos teimem pela visibilidade e legitimidade de vivenciar o processo de escolarização. A dinâmica discursiva escolar consiste num dispositivo importante na permissão da emergência dos sujeitos ou para invisibilizá-los. Partindo do pressuposto de que a subjetividade é sempre produzida, ou seja, ela não está na origem, nem é imanente a uma natureza humana, o presente estudo objetivou analisar como as relações e práticas escolares trabalham na produção dos processos de subjetivação atuais da criança com deficiência intelectual. Para tanto, sustenta-se no referencial teórico da Matriz histórico-cultural, especialmente nos pressupostos de Vigotski, com as discussões acerca do psiquismo humano, duplo nascimento da criança, signos, instrumentos e mediação semiótica, internalização, pensamento e linguagem; propõe também um diálogo com os preceitos psicanalíticos circunscritos no âmbito freudo-lacaniano, com ênfase em seu desnudamento das questões do inconsciente humano articuladas à ideia de inconsciente estruturado como linguagem, pulsão e alteridade; com reflexões ainda sobre a medicalização da vida e a psicopatologização da inclusão em nossos dias. O trabalho é de natureza qualitativa e o aporte teórico-metodológico utilizado coaduna os princípios da Rede de Significações (RedSig) e da pesquisa-ação colaborativo-crítica. A pesquisa de campo tem sido realizada no ensino infantil de uma escola pública municipal da rede regular de ensino de Nossa Senhora do Socorro. As visitas acontecem com frequência de três vezes por semana e durará um ano, de fevereiro de 2017 a fevereiro de 2018, dividindo-se em momentos de observação e intervenção mediante a participação coletiva em espaços como sala de aula e espaços recreativos, trabalho colaborativo junto ao corpo docente e gestão escolar. Como instrumento de coleta de dados utiliza-se o diário de campo e será analisado por codificação aberta, com códigos teórico-analíticos.

Externo à Instituição - GISELE GOUVÊA DA SILVA
Interno - 1765086 - RENATO IZIDORO DA SILVA
Presidente - 2570236 - ROSANA CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI

Notícia cadastrada em: 10/03/2017 07:16