Banca de DEFESA: SANDRA SANTOS DE JESUS

DISCENTE: SANDRA SANTOS DE JESUS
DATA: 14/03/2017
LOCAL: a definir
TÍTULO: CURRÍCULO E IDENTIDADE: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA AGRÍCOLA MINISTRA LEONOR BARRETO FRANCO EM CRISTINÁPOLIS/SE.
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo. Currículo. Identidade. Ensino Agrícola. Ensino Médio.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

Essa pesquisa objetivou analisar os processos de identificação possibilitados pelo currículo efetivado aos estudantes da Escola Agrícola Ministra Leonor Barreto Franco no município de Cristinápolis –SE. O contexto da pesquisa situa-se no âmbito do Ensino Agrícola, em específico do curso Técnico Agrícola como uma área que pode ou não contribuir para o desenvolvimento de processos de identificação dos sujeitos do campo como lugar de vida. Essa pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados questionários, entrevistas e análise de documentos escolares. Observou-se que a escola desenvolve um currículo pautado na formação técnica, proporcionando aos estudantes conhecimentos que lhes possibilitam operar na perspectiva de uma agricultura sustentável. Contudo, o caráter eminentemente técnico da proposta curricular dificulta a formação de sujeitos comprometidos com práticas sociais e políticas relacionadas à compreensão do campo como espaço de produção da vida. A identificação possibilitada não contempla a diversidade de elementos que compõem o campo brasileiro. A identificação numa perspectiva de formação de uma identidade camponesa nos estudantes foi pouco evidenciada. Portanto, compreende-se que o currículo em análise reafirma a presença de diferentes perspectivas entre o que é compreendido como Educação do Campo e Ensino Agrícola demarcando assim, questões fundamentais para a discussão sobre o percurso histórico formativo da educação no meio rural.

Externo à Instituição - ASTROGILDO FERNANDES DA SILVA JUNIOR
Interno - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO
Presidente - 1698052 - MARIZETE LUCINI

Notícia cadastrada em: 02/03/2017 10:14