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Banca de DEFESA: LUYSE MORAES MOURA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUYSE MORAES MOURA
DATA: 22/02/2017
HORA: 15:00
LOCAL: sala de aula de Sociologia (didática II, andar superior)
TÍTULO: O PASSADO EM CLIQUES: INTERNET E LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO PNLD 2015
PALAVRAS-CHAVES: História, Internet, Livro Didático, PNLD.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO:

Esta dissertação se propôs a analisar a presença de sítios eletrônicos em livros didáticos de História aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), no Edital 2015. No decorrer da análise, buscamos observarnão apenas a indicação dos endereços eletrônicos, mas também a sintonia entre os links e os conteúdos abordados nos livros didáticos, os usos possíveis dos sites indicados e o suporte oferecido, sobretudo ao professor, para que o uso da internet seja realizado de modo satisfatório. Na primeira seção, discutimos as mudanças ocorridas no ofício do historiador, impulsionadas pela emergência de redes e mídias digitais – sobretudo a internet. Também analisamos a utilização de fontes digitais em pesquisas na área da História. Além disso, refletimos sobre as possibilidades e os problemas específicos enfrentados pelos historiadores que desejam investigar as tecnologias digitais ou fazer uso delas em seus estudos. Foram abordados, ainda, alguns aspectos da educação na chamada era digital, tais como: a presença massiva da internet e de dispositivos tecnológicos no cotidiano dos jovens; a crescente necessidade de professores e alunos lidarem com ferramentas eletrônicas; e as possibilidades de utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's) como instrumentos de potencial pedagógico. Encerramos a seção 1, discorrendo sobre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Apresentamos um histórico do programa, buscando compreender como se deu seu surgimento, quais suas principais características e as mudanças – ou atualizações – que sofreu no decorrer dos anos. Em seguida tratamos de sua estrutura e funcionamento. Por fim, discutimos os avanços tecnológicos empreendidos pelo PNLD. A segunda seção, por sua vez, analisou os sites apresentados nas coleções de história selecionadas. No decorrer da análise, buscamos observar a tipologia dos sites, a presença de imagens e vídeos nas páginas eletrônicas, características relacionadas à acessibilidade e ao manuseio dos endereços indicados; e a articulação dos hiperlinks com o conteúdo dos livros didáticos. A terceira seção tem como objeto os Manuais do Professor de História aprovados no Edital do PNLD 2015. Investigamos se esses materiais foram organizados de modo a orientar o professor quanto ao uso da web em sala de aula, e dos ambientes virtuais indicados nos livros. Discutimos a indicação de materiais que tratem da internet e seus possíveis usos em sala de aula (textos, bibliografias, vídeos, sites etc.). Observamos, ainda, se os manuais explicitaram os objetivos didático-pedagógicos dos sites sugeridos, bem como ofereceram orientações e informações complementares dirigidas ao docente visando a exploração dos endereços eletrônicos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2332689 - DILTON CANDIDO SANTOS MAYNARD
Interno - 8426714 - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2707438 - ANDREZA SANTOS CRUZ MAYNARD
Externo à Instituição - MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA

Notícia cadastrada em: 21/02/2017 10:08
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