Banca de DEFESA: MAGALY NUNES DE GOIS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAGALY NUNES DE GOIS
DATA: 09/03/2017
LOCAL: a definir
TÍTULO: PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E SINDICAIS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO NO ESTADO DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Estado. Políticas públicas. Educação do campo. Participação. Controle social.
ÁREA: Educação

A presente tese tem por tema de estudo a participação e o controle social da Educação do Campo e, por objetivo principal analisar as contradições presentes na construção e efetivação de políticas públicas que se afirmam como contra hegemônicas na educação do campo, tendo como referência a inserção e participação dos movimentos sociais e sindicais nos comitês e fóruns estaduais de Educação do Campo. Para traçarmos os caminhos da pesquisa iniciamos por perguntar: 1) quais limites e possibilidades estão presentes no envolvimento dos movimentos sociais e sindicais e dos comitês e fóruns estaduais na luta pela construção e efetivação de políticas públicas contra hegemônicas, a exemplo da Educação do Campo? 2) os comitês e fóruns da Educação do Campo conseguem enfrentar e superar as fragilidades que permeiam o acesso à educação pelos povos do campo? 3) quais são as repercussões da participação dos movimentos sociais, sindicais e das instâncias de controle social na Educação do Campo? O estudo é orientado pelo materialismo histórico dialético por ter como fonte o conhecimento da realidade concreta, neste caso, a participação dos movimentos sociais e sindicais na implementação da Educação do Campo, e a intencionalidade de desvelar as possibilidades, os desafios e as perspectivas presentes na implementação da Educação do Campo e no exercício da participação e do controle social sobre a mesma. Tem por fontes de investigação: pesquisa documental (legislação sobre a Educação e Educação do Campo e os documentos de criação e funcionamento do Comitê Estadual de Educação do Campo de Sergipe (EDUCAMPO/SE); observação participante nas atividades do EDUCAMPO/Se e entrevista com professores/as de universidades federais, representantes nacionais de movimentos sociais e sindicais envolvidos/as na luta pela construção e efetivação de uma Educação no e do Campo, membros do EDUCAMPO/Se e dos quatros colegiados territoriais sergipanos do Programa Territórios da Cidadania. A pesquisa desenvolvida possibilitou analisarmos as reais contradições que impedem o avanço da política pública de educação a partir da intervenção do estado e da constituição também limitada do próprio comitê.

Externo ao Programa - 8405036 - MARIA DA CONCEICAO VASCONCELOS GONCALVES
Externo à Instituição - MARIA DO SOCORRO XAVIER BATISTA
Externo à Instituição - MÁRCIA SANTANA TAVARES
Interno - 6426599 - SOLANGE LACKS