A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
News

Banca de DEFESA: ELCIO REZEK LEOPOLDINO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELCIO REZEK LEOPOLDINO
DATA: 17/02/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Didática 06 sala 02
TÍTULO: O FENÔMENO BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR: ESTUDO ACERCA DA EXPERIÊNCIA VIVIDA DE ADOLESCENTES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE ARACAJU
PALAVRAS-CHAVES: Adolescente. Bullying. Corpo Próprio. Educação. Fenomenologia. Percepção.
PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta dissertação teve como propósito descrever as narrativas de adolescentes acerca da percepção sobre o fenômeno bullying no contexto escolar. Trata-se de um estudo que procura aproximação da perspectiva filosófica da fenomenologia com o campo educacional envolvendo os conceitos de Percepção, Intencionalidade e Intersubjetividade. Para tanto, utilizou-se como base de sustentação teórica os fundamentos da perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty, que propõe a discutir o sujeito em sua totalidade. A averiguação foi realizada em uma Instituição de Ensino Público Federal de Sergipe. Participaram deste trabalho onze alunos com idades entre quinze e dezessete anos matriculados no ensino médio e de ambos os sexos. Por se tratar de uma indagação que busque a compreensão na área da Educação foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa por entender ser a mais adequada nesse tipo de investigação. Sua característica principal é o saber descritivo que enfatiza a interpretação de um contexto e a descoberta de novos elementos que podem emergir como importantes durante o tema proposto. A metodologia utilizada foi por meio de entrevistas com questões semiestruturadas tipo grupo focal, que através desta ampliação do objetivo, buscou-se contextualizar ainda mais os dados coletados e estabelecer uma situação interativa mais próxima da vida cotidiana. A importância dessa investigação se faz para valorizar a percepção de cada investigado sobre o fenômeno bullying e suas implicações sobre o mundo vivido no que diz respeito a sua existência, suas relações consigo mesmo, com o outro e com o meio.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2205090 - LUIZ ANSELMO MENEZES SANTOS
Interno - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Externo à Instituição - MILENA CRISTINA ARAGÃO RIBEIRO DE SOUZA

Notícia cadastrada em: 10/02/2017 10:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf