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Banca de DEFESA: ALINE GRAZIELLE SANTOS SOARES PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE GRAZIELLE SANTOS SOARES PEREIRA
DATA: 23/02/2017
HORA: 14:30
LOCAL: Didática 06, sala 14
TÍTULO: Desenvolvimento organizacional e pedagógico do Programa Mais Educação na Escola Pública Municipal Elias Montalvão
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento Organizacional. Programa Mais Educação. Projeto Político Pedagógico.
PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

 

A ampliação da jornada escolar implica mudanças na organização pedagógica e administrativa das instituições de ensino, mediante um processo que envolve o funcionamento das práticas cotidianas existentes. O presente trabalho propõe-se a encontrar respostas para a seguinte questão: O que precisa ser reconsiderado na organização do trabalho pedagógico após a implantação do Programa Mais Educação (PME)? O estudo foi motivado, principalmente, pelo interesse em investigar como a escola em tempo integral foi concebida em termos das políticas governamentais que instituíram no Brasil o PME. Pretende-se verificar em que medida os pressupostos políticos do PME, as hipóteses pedagógicas do campo teórico e as práticas escolares apresentam coerências e contradições em suas relações. Dessa forma, a pesquisa tem como objetivo geral analisar o desenvolvimento organizacional e pedagógico do Programa Mais Educação na Escola Pública Municipal Elias Montalvão. Especificamente, objetiva-se: (1) identificar as dimensões políticas e pedagógicas escolares expressas no Plano de Ações Articuladas (PAR), Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) e o Projeto Político Pedagógico (PPP); (2) analisar os fundamentos do desenvolvimento organizacional e pedagógico presentes no PPP e sua relação com o PME; (3) explicitar os avanços e desafios do PME, a partir dos olhares da coordenadora do PME e do conselho escolar da escola investigada. Para compor a base teórico-metodológica do trabalho fundiu-se a dimensão da análise bibliográfica com a escolha de processos da pesquisa documental, análise de conteúdo e técnicas oriundas da investigação qualitativa. O método de organização e análise foi o estudo de caso. As informações empíricas são evidenciadas pelos olhares da coordenadora do PME e do conselho escolar através da entrevista individual e da entrevista coletiva, com base em quatro indicadores: o diálogo, os pressupostos pedagógicos, os materiais didáticos e os efeitos do programa nas escolas. A pesquisa apresenta como resultado a leitura e a interpretação das dimensões organizacionais e pedagógicas de uma escola em tempo integral da Rede Municipal de Ensino de Aracaju.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELZA FERREIRA SANTOS
Presidente - 1699741 - PAULO SERGIO MARCHELLI
Interno - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA

Notícia cadastrada em: 09/02/2017 07:15
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