Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SOCORRO APARECIDA CABRAL PEREIRA
DATA: 20/02/2017
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de Aula do PPGED
TÍTULO: Diários online como espaços de Desenvolvimento Profissional na Iniciação à Docência
PALAVRAS-CHAVES: Cibercultura. Desenvolvimento Profisssional. Iniciação à Docência
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Esta pesquisa, em andamento, busca refletir sobre a itinerância formativa de três bolsistas do Pibid na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Definimos como questões norteadoras: Como acontece o desenvolvimento profissional no contexto de iniciação à docência quando o bolsista do Pibid participa de demandas de desenvolvimento profissional em contextos online e offline? Como o licenciando tem enfrentado o início da docência no contexto do Pibid? Como as vivências formativas no contexto da cibercultura ampliam espaços de investigação e de trabalho colaborativo entre os bolsistas de iniciação à docência, os professores supervisores e o coordenador da área? De que forma as marcas deixadas nas narrativas dos professores nos diários online evidenciam a ressonância do processo formativo do Pibid nas práticas vivenciadas nas escolas? Nessa lógica, nosso objetivo é compreender o desenvolvimento profissional no processo de iniciação à docência quando o bolsista do Pibid vivencia espaços online e ofline na sua formação. A abordagem metodológica utilizada é a pesquisa – formação (Macedo (2006), Santos (2014), que traz como principal característica a importância do pesquisador vivenciar reflexões sobre o processo formativo juntamente com os sujeitos da pesquisa, e assim potencializar momentos fecundos de formação sobre o que foi observado, percebido e sentido na itinerância ao longo do trabalho. Em sintonia com a pesquisa formação, utilizamos os fundamentos da complexidade e da multireferrencialidade. Desta forma, opomo-nos à perspectiva de pesquisa que busca formular antecipadamente hipóteses fechadas, para serem medidas posteriormente por instrumentos padronizados. De forma mais específica, utilizaremos estudos referentes a Cibercultura com base em Lemos (2003), Lévy (1999), Primo (2011) e referentes aos pressupostos do Desenvolvimento Profisssional apoiados em Garcia (1999), Imbernón (2005), Day (1999). Em sintonia com os referências mapeados, destacaremos os diários apontados por Zabalza (2004) e Porlán e Martin (1997) como espaço fecundo de investigação e reflexão sobre a prática docente, e ainda como instrumento de pesquisa, configurando-se assim como lócus de desenvolvimento profissional.