Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DARKSON KLEBER ALVES DA SILVA
DATA: 02/02/2017
HORA: 10:00
LOCAL: MINIAUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
TÍTULO: REFLEXIVIDADE E RECONHECIMENTO DA ALTERIDADE GAY NA SALA DE AULA
PALAVRAS-CHAVES: Docência. Alteridade Gay. Sala de Aula
PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação
RESUMO:
Esta pesquisa analisa o fenômeno da reflexividade e reconhecimento de professor ocorrido entre suas memórias de formação escolar e o exercício da docência a respeito da alteridade gay em sala de aula. Trata-se do estudo de marcas, experiências e significações de professores gays a respeito de sua trajetória de formação escolar como estudante gay e seus desdobramentos no exercício da docência. Por isso, analisa o processo de reflexividade e reconhecimento da alteridade gay feito pelo professor gay em sala de aula diante da presença de manifestações e expressões da sexualidade humana de alunos gays. A base teórico-metodológica da pesquisa fundamenta-se na perspectiva construcionista de análise social, com base nas abordagens autobiográficas e na etnografia. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa e emprega como instrumento de pesquisa, tanto o uso do relato de vida pessoal e profissional de professor, quanto à entrevista intensiva semidirigida e o diário de campo. Os resultados parciais da pesquisa indicam a existência de autovisibilidade e reconhecimento da alteridade gay em contextos pedagógicos escolares por parte de professores entrevistados em decorrência do processo de reflexividade, implicação pessoal e interesse sociocrítico em torno aos debates sobre necessidade de reconhecimento da alteridade gay e exercício de emancipação pessoal e coletiva dos atores sociais ainda invisibilizados no sistema escolar. Existe significação social partilhada entre os professores quanto às marcas de silenciamento, opressão e invisibilidade da alteridade gay em sala de aula.