Banca de DEFESA: RENILFRAN CARDOSO DE SOUZA

DISCENTE: RENILFRAN CARDOSO DE SOUZA
DATA: 10/02/2017
LOCAL: sala de aula do ppged
TÍTULO: “MESTRA NA ESSÊNCIA DA PALAVRA”: TRAJETÓRIA DOCENTE DE OFENÍSIA SOARES FREIRE (1941-1966)
PALAVRAS-CHAVES: Atheneu Sergipense. Ofenísia Soares Freire. Trajetória docente.

A presente pesquisa teve o propósito de investigar a trajetória de vida de Ofenísia Soares Freire, destacando os caminhos da sua formação educacional, suas práticas educativas no Atheneu Sergipense (1941-1966), bem como analisar seu envolvimento no Partido Comunista Brasileiro (PCB) e como sua atividade política refletiu na carreira docente. O procedimento teórico metodológico adotado vincula-se a História Cultural. Neste sentido, as principais categorias de análise são: abordagem biográfica (2006); capital social, capital cultural, capital simbólico de Pierre Bourdieu (2004, 2007). Utilizamos fontes documentais localizadas do CEMAS – Centro de Educação e Memória Atheneu Sergipense (Cadernetas, Correspondências, Arcádia estudantil, Imprensa, Atas, Livros de Registros, Livro de ponto), Biblioteca Epifânio Dória (Diário oficial e Jornal A razão), IHGSE – Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (Sergipe Jornal, Jornal Correio de Aracaju, Diário Oficial, Decretos) Acervo pessoal da família de Ofenísia Soares Freire (Currículo, fotografias, decreto), Academia Sergipana de Letras (Discursos, publicações em revistas). Recorremos também às fontes orais por intermédio de relatos dos seus ex-alunos e de pessoas do seu convívio. Ofenísia Soares Freire nasceu em Estância-SE em dezembro de 1913, mudou-se para Aracaju para estudar no Colégio Nossa Senhora Sant’Anna. Após concluir seus estudos no curso primário, ingressou na Escola Normal Rui Barbosa, concluindo em 1930. Lecionou em alguns estabelecimentos de ensino de Aracaju e, encerrou sua atividade docente no Atheneu Sergipense em 1966 com sua aposentadoria. Dessa forma, o estudo destaca a atuação de Ofenísia Soares Freire no cenário educacional sergipano e suas contribuições para a História da Educação.

Interno - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Presidente - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Externo à Instituição - RAYLANE ANDREZA DIAS NAVARRO BARRETO

Notícia cadastrada em: 12/01/2017 10:46