A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
News

Banca de DEFESA: WALDINEI SANTOS SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALDINEI SANTOS SILVA
DATA: 26/01/2017
HORA: 14:30
LOCAL: A definir
TÍTULO: “Written in black and white”: O Ensino de Língua Inglesa no Atheneu Sergipense (1870-1877)
PALAVRAS-CHAVES: Atheneu Sergipense, Ensino Secundário, História das Disciplinas Escolares, Língua Inglesa.
PÁGINAS: 142
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente estudo tem como objetivo compreender a configuração da disciplina Língua
Inglesa no Atheneu Sergipense, entre os anos de 1870 e 1877. O recorte temporal
corresponde ao ano em que foi criado o Atheneu Sergipense com o ingresso do primeiro
lente de língua inglesa até o ano em que foi instituído e regulamentado as normas para o
primeiro concurso de ingresso na cadeira dessa disciplina. Para tanto, a pesquisa se apoiou
sob o signo da História Cultural e História das Disciplinas Escolares, segundo Chervel
(1990). Tomamos como categorias os conceitos de “Cultura Escolar”, segundo Viñao
Frago (1994) e Julia (2011) e currículo de Goodson (1997). Para alcançar os propósitos
dessa pesquisa, inicialmente, buscamos entender como a disciplina de língua inglesa se
estabeleceu no programa da Instrução Pública na província de Sergipe, a seguir compomos
um quadro do ensino secundário, no que se refere às finalidades para ensino da língua
estrangeira, segundo a reforma Paulino de Souza de 1870. Em seguida, mapeamos os
lentes da disciplina de Língua Inglesa, a saber: Justiniano de Mello e Silva e Ascendino
Ângelo dos Reis a fim de perceber a configuração do trabalho docente desses lentes, suas
atuações e contribuições para consolidação do ensino de língua inglesa no Atheneu
Sergipense. Interpretamos os livros trabalhados na instituição, bem como os conteúdos,
métodos, abordagens, intencionalidades e autores. Nessa investida de pesquisa, tomamos
como fontes as Atas da Congregação do Atheneu Sergipense, os compêndios History of
Rome de Goldsmith e Elementos de grammatica ingleza do Dr. Antonio Franco da Costa
Meirelles, relatórios da Instrução Pública, Regulamentos do Atheneu Sergipense, leis que
regulamentam a educação no referido período e Jornal do Aracaju. Por fim, a investigação
nos possibilitou compreender que as configurações da disciplina de Língua Inglesa do
Atheneu Sergipense, se pautam numa abordagem essencialmente gramatical ao longo dos
anos com a inserção de elementos de conversação. Nesse sentido, a disciplina de Língua
Inglesa no Atheneu Sergipense foi resultado de ideias pedagógicas que atuaram sobre a
metodologia prescrita pelos seguidos Regulamentos da Instrução Pública.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1121432 - EVA MARIA SIQUEIRA ALVES
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Externo à Instituição - SIMONE PAIXÃO RODRIGUES
Externo à Instituição - RITA CRISTINA LIMA LAGES

Notícia cadastrada em: 03/01/2017 10:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf