Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA AMÁLIA VARGAS FAÇANHA
DATA: 17/10/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Mini-auditório do Departamento de Letras - Bloco Departamental 2 do CECH
TÍTULO: LEITURAS MULTIMODAIS DAS COLEÇÕES DO PNLD DE LÍNGUA INGLESA EM ESCOLA PÚBLICA DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Inglês; Novos Letramentos e Multiletramentos; Coleção PNLD.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:
Esta pesquisa tem o objetivo de investigar a relação entre a prática docente e os usos da Coleção do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) no que diz respeito a um trabalho multimodal que atenda às necessidades de formação da cidadania crítica, entendendo o ensino de inglês sob a perspectiva do letramento crítico. Ela se desenvolve em uma escola pública do estado de Sergipe, junto a docentes de inglês que utilizam o material Way to Go!, elaborado para o ensino médio, como principal recurso didático. A investigação tem o foco nos significados que são construídos através do trato de imagens e de outros elementos multimodais presentes na coleção, ressaltando a importância de olhares mais críticos voltados para o papel que o ensino de língua inglesa pode desempenhar na formação crítica do cidadão, considerando-se as discussões a respeito da educação para a globalização e o caráter multimodal que marca as relações comunicacionais na atualidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa-multirreferencial, a qual segue a perspectiva da pesquisa-formação. Adota como instrumentos de coleta de dados o diário de campo e entrevistas junto aos professores participantes. A análise está embasada principalmente nos estudos sobre novos letramentos e multiletramentos, que estão em consonância com o que preconizam as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM). Nessa perspectiva, considerando-se que a construção de significados é socialmente desenvolvida, o trabalho com imagens nas aulas de inglês pode ir além do ensino pautado apenas na compreensão de estruturas linguísticas e de vocabulário, contribuindo para a formação do cidadão crítico.