Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANO JOSE DE OLIVEIRA

DISCENTE: CRISTIANO JOSE DE OLIVEIRA
DATA: 28/09/2016
LOCAL: sala do ppged
TÍTULO: ESCOLA RELIGIOSA E PRODUÇÕES DE SUBJETIVIDADES: RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM UM CURRÍCULO ESCOLAR
PALAVRAS-CHAVES: Relações de Gênero; Ensino Religioso; Currículo.

A presente dissertação objetiva analisar as produções de subjetividades docentes e discentes em um currículo de escola religiosa, tomando relações de gênero, corpo e sexualidade como categorias analíticas. A pesquisa de campo foi realizada no Colégio Nossa Senhora, uma escola interiorana do agreste sergipano fundada nos anos de 1940, de cunho religioso católico e que sempre foi coordenada por Freiras. Nela, buscou-se pelos documentos pedagógicos, histórias orais sobre o colégio e narrativas de docentes acerca de episódios que ocorreram e ocorrem na escola. A partir desse material, foram construídas três seções de modo a atender os objetivos de pesquisa. A primeira seção discute as principais categorias teórico-analíticas que fundamentam esta pesquisa – tais como gênero, sexualidade, currículo e estudos queer –, apresenta os procedimentos metodológicos, mapeia a produção acadêmica nessa temática e contextualiza o objeto de estudos desta dissertação. Na segunda seção, as análises se focam na produção de sexualidades e corpos regulados, silenciados e transgressoras no currículo investigado. Aí, a subjetividade do não enfrentamento e a subjetividade hetero regulada são descritas e analisadas. Na terceira seção, trazemos os dados provenientes da pesquisa que evidenciam como relações de gênero são estabelecidas e os efeitos em sujeitos generificados.

Interno - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Presidente - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO